Search
Close this search box.

4 coisas que eu faria para ir de CLT para PJ

De CLT para PJ

Compartilhe este post

Olá, você está trabalhando no regime CLT, mas pensa, deseja, sonha em empreender?

Este artigo é para você. Pois eu fiz essa escolha há quase uma década e posso falar para você pelo menos 4 coisas que eu diria para mim mesma há 9 anos.

A primeira coisa importante é saber que negócios precisam ser vistos como projetos e são projetos de longo prazo.

Se você vai começar ou pensa em começar, deve saber que deve encarar os próximos 7 anos com responsabilidade.

Sim, saber sobre o setênio empresarial é essencial para quem empreende e principalmente para quem pretende começar.

 

4 coisas que eu faria se estivesse CLT, mas quisesse empreender.

1 – Reserva financeira

Os dois primeiros anos de um negócio requer muita entrega da sua parte e, neste tempo, nem sempre você verá a cor do dinheiro que gostaria. Sim, existem exceções, mas viva a sua experiência e fale se foi diferente com você ou não. Se você tem família, um(a) cônjuge que possa suprir suas necessidades básicas como alimentação, provavelmente você tem um “respiro” para os dias mais desafiantes. Mas, se não tem ou não quer contar com essa situação, sugiro fazer reserva para cobrir os custos fixos de pelo menos 1 ano ou até 2 anos. Fazer isso te dará mais base para confiar em si e seguir em frente. Ajuda na tomada de decisões e, sim este é o cenário ideal… pode ser que não seja possível para alguns, então vá na fé mesmo, muita gente já fez isso, aí vai muito da missão de cada um.

 

2 – Aprenderia sobre os negócios

A internet está cheio de informações, o que você quiser pesquisar tem, então pesquise.

Busque pelo Sebrae da sua cidade, vá em busca de informações para você começar a ampliar o seu mindset (mentalidade).

Porém, saiba que a teoria é uma % da prática, então em alguns pontos as contas fecham, em outras só vivendo mesmo. As informações são importantes até um ponto, são como peças de um grande quebra cabeça que precisa ter lugar e, chega um momento que apenas informações não suprem mais as suas necessidades, porque você precisa de instrução e, é aí que entramos.

 

Aqui no nosso site tem diversos artigos sobre os negócios.

Dicas de sites:

Endeavor Brasil

Êxito – Instituto de Empreendedorismo

Blog Borelli Academy

 

Se conhecer alguém que já empreende, pede para fazer um “estágio”, sim, aproveite as oportunidades que tem. Mas se não sabe de ninguém, você vai ser o(a) primeiro(a) empreendedor(a) da sua família, fica em paz, é super possível com estes passos que você está tendo acesso.

 

3 – Decisão

Parece simples, mas o óbvio precisa ser dito.

Quando decidir, vá… não pipoca não.

Decisão é poder. Se decidir, decida em fazer acontecer por 7 anos e não desista antes dos 7 anos.

Isso porque precisa aprender, viver muita coisa e, sim, não é fácil, se fosse muita gente faria. Muitos fazem e morrem com os seus negócios antes do 5º ano, isso porque negócios não quebram, quem quebra é o(a) empreendedor(a).

 

4 – Buscaria a Borelli Academy

Aqui na Borelli Academy você que está pensando em começar a empreender e já tem a sua solução definida ou já começou, recomeçou empreender nós temos lugar para você, pois focamos em duas caminhos de soluções: habilidades e tecnologia para o mercado.

67% dos motivos de mortalidade empresarial estão nas mãos nos empreendedores, aqui resolvemos 50% destes 67% então da para aumentar as chances de sobrevivência em 50% sim. E os 17% restantes são questões muito pessoais, aí depende muito de cada empreendedor(a), mas até isso fica mais claro.

 

Habilidades (Skill)

Todo empreendedor precisa ter no mínimo as seguintes habilidades:

Gestão no Tempo – gerenciar suas escolhas no tempo que se tem em relação às demandas pessoais e empresariais é um super poder. E este poder faz você aumentar a sua performance de forma significativa.

Gestão Financeira – a maioria das pessoas têm problemas com a gestão financeira, porque tem a habilidade de gestão no tempo fraca, uma precisa da outra, as habilidades são empilhadas. A gestão financeira é essencial, mesmo que você terceirize em algum momento. 

Gestão de Projetos – se você tem as suas anteriores, conseguirá criar muitas coisas no seu negócio, pois negócios são projetos e neste projeto exitem vários outros subprojetos. 

Aqui na Borelli Academy você consegue resolver essas habilidades.

 

Tecnologia para o mercado

Aqui estamos falando de GESTÃO EMPRESARIAL, se você realmente quer começar, recomeçar um negócio da melhor forma, precisa viver algo real e com quem empreende de fato. Por isso aqui você pode se tornar nosso cliente com a solução: Marketing Hunt.

Pode considerar estes pontos como um roteiro?

Digo que é um guia, pode ser feito na ordem ou da melhor forma que quiser, mas não deixe de fazer.

 

Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy

Fale comigo clicando no símbolo do WhatsApp nesta página.

 

Os 4 pilares da Gestão Empresarial

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Bora empreender certo?