Índice
ToggleO que é um Capital Social nos Negócios?
Ninguém faz nada sozinho, nem para si mesmo(a).
A vida em sociedade é essencial para a sobrevivência humana, pois as pessoas precisam de outras para se alimentar e obter abrigo. Além disso, a vida em sociedade traz muitos benefícios, como: Desenvolvimento de estudos sobre diversos temas, Capacitação e formação do homem, Alcanço de metas comuns, Desenvolvimento e melhoria pessoal.
Embora o termo capital social possa ter sido colocado em uso mais recentemente, o conceito em si — de que relacionamentos sociais podem ter resultados produtivos para um indivíduo ou um grupo — tem sido explorado há algum tempo.
Não é de hoje que empresas, políticos e figuras de destaque se associam com pessoas para fortalecer seus patrimônios. O casamento é a prova do maior registro de Capital Social na nossa história, quantas guerras foram iniciadas e canceladas após um casamento selar a paz ou a guerra.
Estivemos em Paranapiacaba/SP no TOUR da Gestão, visitar os rastros da construção da primeira ferrovia no Brasil e neste local a guia conta das diferentes casas que existiam no vilarejo, onde tinham os quartos dos solteiros e as casas dos casados que eram bem melhores e, muitos casamentos aconteciam rapidamente para terem uma casa melhor para morar.
Nos negócios são criados ecossistemas, comunidades para que as pessoas participantes se fortaleçam. A maçonaria, por exemplo, também têm o seu capital social.
Através do networking iniciam-se os contatos em muitos negócios, mas o Capital Social vai além, é mais intencional, mais estruturado e se torna muito mais valioso.
Em Economia, “capital” não representa apenas dinheiro, e sim qualquer tipo de recurso que seja, potencialmente, gerador de riqueza.
O termo capital social se refere a um produto positivo da interação humana. O resultado positivo pode ser tangível ou intangível e pode incluir favores, informações úteis, ideias inovadoras e oportunidades futuras.
O capital social não é mantido por um indivíduo, mas, em vez disso, aparece no potencial entre as conexões de rede social entre indivíduos.
- Capital social é um conjunto de valores ou recursos compartilhados que permite que indivíduos trabalhem juntos em um grupo para efetivamente atingir um propósito comum.
- O capital social também pode ser pensado como a capacidade potencial de obter recursos, favores ou informações de conexões pessoais.
- A ideia é geralmente usada para descrever como os membros conseguem se unir em sociedade para viver harmoniosamente.
- Nos negócios, o capital social pode contribuir para o sucesso de uma empresa ao construir um senso de valores compartilhados e respeito mútuo.
Como funciona o capital social?
O capital social permite que um grupo de pessoas trabalhem juntas efetivamente para atingir um propósito ou objetivo comum. Ele permite que uma sociedade ou organização, como uma corporação ou uma organização sem fins lucrativos , funcionem juntas como um todo por meio da confiança e identidade compartilhada, normas, valores e relacionamentos mútuos. Simplificando, o capital social beneficia a sociedade como um todo por meio de relacionamentos sociais. Como tal, o estudo de como o capital social funciona ou deixa de funcionar permeia as ciências sociais .
Vantagens do Capital Social
Alavancar o capital social aumenta o fluxo de informações através de conexões sociais, abrindo portas e espalhando ideias. O ditado bem conhecido, “não é o que você sabe, é quem você conhece”, é uma expressão paradigmática do capital social.
A ideia de capital social é conhecida há muito tempo, mas foi formalizada principalmente pelos sociólogos James Coleman, Robert Putnam, Pierre Bourdieu e Mark Granovetter.
Sociólogos e outros cientistas sociais documentaram os aspectos positivos que o capital social pode trazer. Por exemplo, descobriu-se que muitas pessoas encontraram seus empregos por meio do boca a boca, em vez de caminhos mais formais. Indivíduos com acesso a níveis mais altos de capital social também relatam ser mais felizes, ter melhor saúde e ter maiores níveis de confiança na comunidade como resultado de seus relacionamentos positivos.
Universidade da Carolina do Norte. ” Capital Social – Benefícios Econômicos e de Saúde de se Conectar Enquanto se Distancia .”
Dentro de organizações, como empresas, um alto capital social também promove confiança, respeito mútuo e colaboração, o que, por sua vez, pode levar ao aumento da produtividade e da lucratividade.
Quais são os diferentes tipos de capital social?
Em geral, há três tipos principais de capital social.
Bonding constrói conexões sociais dentro de grupos que compartilham similaridades.
Bridging faz isso entre grupos diferentes, mas entre indivíduos com características ou status semelhantes
Linking funciona entre grupos de diferentes status socioeconômicos.
Capital Social na Borelli Academy
Aqui na Borelli Academy desenvolvemos um Ecossistema que engloba empreendedores de diversos segmentos utilizando nossas soluções e nestes Ecossistemas estamos desenvolvendo algumas comunidades que possuem níveis diferentes conforme o consumo das nossas soluções, dois exemplos de Ecossistema e Comunidade:
Ecossistema: Marketing Hunt – Comunidade: Alcateia Hunter – Foco: Gestão Empresarial
Evento: Grão Café & Mentoria – Comunidade: Germinar Capital Social – Foco: Mindset Empreendedor
Autora: Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy