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Os 4 pilares da Gestão Empresarial

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Gestão é uma habilidade de conduzir.

Gestão Empresarial é a habilidade de conduzir uma empresa.

Os 4 pilares da Gestão Empresarial nos mostram por onde começar a conduzir a estruturação de um negócio.

 

 O primeiro passo é entender que se você é ESPECIALISTA de algum segmento ou você está CLT, ou está PJ no mercado. Como CLT não tem a preocupação de olhar para o business como um todo, pois a parte que você atua precisa funcionar e essa sua parte atua no todo, mas existem outros profissionais olhando para o negócio em si.

 Se você está empreendendo com a sua especialidade, provavelmente não tem a visão do negócio e por isso muitos negócios tendem a morrer no tempo. Segundo dados estatísticos do Sebrae mais de 50% das empresas não sobrevivem até o 5º ano de seus negócios e muitas que ainda seguem no mercado não possuem uma estrutura de empresa. Um dos grandes motivos de mortalidade empresarial é a falta de gestão empresarial.

Acordar para estes pilares é essencial, pois se não estará nadando contra a correnteza quando deveria estar fluindo.

 

São eles:

Pilar 1 – Gestão da Operação

A operação é os bastidores, é onde tudo acontece no dia a dia.

Onde o(a) empreendedor(a) chora e o cliente não vê.

O foco da operação deve ser: Entrega e Experiência da sua solução.

E para isso vários itens podem ser melhorados para a sua operação fique otimizada, como a criação de processos e procedimentos por exemplo.

A operação é vista como vilã em muitos negócios, pois muitos empreendedores ficam “presos” aqui, no meu ponto de vista ficam presos porque não otimizam este pilar. É preciso reconhecer que não sabem tudo o que precisa ser feito e buscar quem sabe para ajudar.

A operação é um pilar essencial em um negócio, sem ela não existe nem negócio, mas aqui não é o lugar do empresário ficar, apenas empreendedores ficam. É preciso avançar. Porém, ela faz parte do seu negócio, se você é pequeno aprenda a otimizar até que tenha pessoas e depois vai avançando.

Neste pilar também pertencem o administrativo, contabilidade, jurídico e o seu conhecimento que é o seu capital intelectual.

Uma dica muito valiosa aqui é desenvolver as habilidades de gestão no tempo e gestão financeira, pois habilidade aumenta performance e essas duas habilidades são precárias em muitos donos de negócios, principalmente os pequenos negócios.

 

Pilar 2 – Gestão do Mercado

Este é o pilar que a maioria dos negócios pulam e contribui com a queda de muitos negócios.

Isso porque requer mais conhecimento do que a sua especialidade. É aqui que estão os gestores empresariais, os generalistas, os que veem de cima e ampliado. E este é o principal pilar que nós atuamos.

Isso porque o foco deste pilar é ter dados do seu negócio. E para gerenciar dados, precisamos de tecnologia. Imagine que este pilar é como um campo para o futebol acontecer, ou seja, muitas vezes você está com a bola do jogo (sua especialidade), e quer sair jogando (marketing e vendas) porém, se o “campo” estiver emburacado, você não vai performar bem.

 

Pilar 3 – Gestão Estratégica

A estratégia é o movimento no mercado, e para isso é necessário desenhar os seus próximos passos.

Quando os pilares anteriores estão alinhados, torna a estratégia mais direcionada, diminuindo a perda de tempo, dinheiro e energia nos negócios. É na estratégia que está o marketing e as vendas por isso se torna um grande laboratório, tudo precisa ser testado mesmo com direcionamento, porque mesmo utilizando exatas no processo, a parte humana tem variáveis, então, entender de pessoas desde o pilar 1 é essencial. Aqui você começa a contratar outros especialistas para ajudar a avançar no mercado.

 

Pilar 4 – Gestão de Pessoas

Chega um momento que não tem jeito, você vai ter mais demanda e demanda requer mais pessoas, mesmo que tenha processo e otimização, uma hora você precisará ter seus colaboradores.

Ouso dizer que este pilar já existe no seu negócio, mesmo você sendo um. Tudo começa com você, pois você é a primeira pessoa no seu negócio.

Depois você passa a ter fornecedores e depois colaboradores. 

Se você tem processo, procedimento e se desenvolve sendo um, basta reproduzir isso com seus colaboradores. Pois isso será uma rotina em sua empresa. A Cultura Empresarial nasce com o(a) dono(a) do negócio.

 

Além destes 4 pilares também existem os 4 pilares comportamentais da gestão empresarial, fique ligado(a) nos próximos artigos.

 

Vamos estruturar o seu negócio?

Entre em contato pelo link do whatsapp desta página ou nos add 19 999520646.

 

Suellen Borelli – CEO e Mentora na Borelli Academy

 

 

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