Search
Close this search box.

Janeiro Branco e as cores dos meses

Janeiro Branco

Compartilhe este post

Você já ouviu falar em Janeiro Branco?

Há 20 anos, nos Estados Unidos, foi lançada a Campanha Outubro Rosa, uma ação de conscientização e de prevenção do câncer de mama. Nos anos seguintes, o que teve início como uma mobilização local, ganhou a simpatia e o engajamento de outros estados americanos para depois alcançar outros países e continentes.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi inteiramente iluminado de rosa. A partir desta data várias cidades do país passaram a organizar campanhas semelhantes com mutirão de exames, distribuição de folhetos explicativos, organização de corridas entre outros eventos.

O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para os universos mentais, emocionais, sentimentais, comportamentais e subjetivos
dos seres humanos.

 

O que veremos:

  • Quais as cores de cada mês?

  • Origem do Janeiro Branco?

  • Por que Janeiro Branco?

  • Qual o propósito do Janeiro Branco?

  • Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

 

Quais as cores de cada mês?

Janeiro branco – saúde da mente

Fevereiro Roxo/Laranja – Roxo (fibromialgia/lúpus e mal de Alzheimer) – Laranja – leucemia.

Março Azul – prevenção ao câncer colorretal.

Abril Verde – conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Maio Amarelo – prevenção de acidentes de trânsito.

Junho Vermelho – doação de sangue

Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

Julho Amarelo – conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

Agosto Dourado – aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias entre 1º a 07 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

Setembro Verde – conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro Rosa – conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro Azul –  combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro Vermelho/Laranja – O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

 

Origem do Janeiro Branco?

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha ganhou vida em Janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia(MG) foram às ruas, às
instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade de vida” e “harmonia nas relações humanas”.

 

Por que em janeiro?

O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

 

 

Qual o propósito do Janeiro Branco?

Janeiro Branco é um movimento que visa chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental.

Desde 2014, o Janeiro Branco vem se consolidando como a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos sensíveis à causa têm abraçado a Campanha e a sua proposta de psicoeducação dos povos.

 

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

Em 2019, os beneficiários de planos de saúde no Brasil realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental, aumento de 167% contra os números apresentados em 2011.

O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar mostra que as consultas psiquiátricas por mil beneficiários de planos de saúde subiram 80% entre 2011 e 2019, enquanto as consultas de psicologia por mil beneficiários evoluíram 199% e as consultas e terapia ocupacional também por mil beneficiários subiram 276%. Ainda no período compreendido entre 2011 e 2019, as internações psiquiátricas por 100 mil beneficiários cresceram 152% e as internacões em hospital/dia de saúde mental por 100 mil beneficiários aumentaram 383%.

Fontes:

Nocta

https://janeirobranco.com.br/

 Como a Borelli Academy pode contribuir com o Janeiro Branco?

Temos uma solução chamada COMPASS que trata de uma mentoria voltada para a rotina pessoal. Nesta mentoria, trabalhos inclusive sobre os aspectos emocionais que nos impedem de manter uma rotina organizada e saudável.

Em diversos casos, tivemos que indicar para nossos clientes que buscassem psicólogos para trabalharem questões mais internas, que foram identificadas em mentoria.

A organização começa na mente.

Uma mente mais organizada, é uma mente mais saudável.

 

Quero saber mais sobre o COMPASS.

 

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.