Search
Close this search box.

Tivemos que fazer um downsizing para não quebrar

Compartilhe este post

Diminuir em 3,2,1

Downsizing em português significa “diminuição de tamanho” ou “achatamento”, isto é, o ato de reduzir, diminuir ou até mesmo eliminar o que é obsoleto ou desnecessário em uma organização por engessar os processos e gerar impactos negativos na tomada de decisão e na agilidade dos processos internos.

 

Sabe aquelas conversas difíceis que precisamos ter?

No final de 2022 tivemos que fazer um movimento de mercado para não quebrarmos e, este movimento chama-se Downsizing, ou seja, diminuir ao máximo para aumentar o lucro.

Sem lucro uma empresa não sobrevive. 

Em 2022 víamos muito bem financeiramente, tivemos uma mentoria de alto ticket adquirida, contrato e tudo ia muito bem, inclusive por conta disso mudamos de cidade e nosso custo fixo aumentou, o erro não foi fazer os movimentos de avanço, foi não ter feito caixa para sustentar as baixas que viriam.

Erro de principiante, pois confiamos no acordo feito e planejamos nossas ações com base nisso! E tivemos uma quebra comercial.

Fazendo a nossa Gestão Empresarial com o nosso próprio Sistema de Gestão Marketing Hunt foi visível a queda e, se não fizéssemos algo rápido, não ia dar pé…iriamos afundar e seria pior.

 

Gráfico de faturamento em 2022

 

Peguei o sulfite e comecei a desenhar possíveis cenários, alguns ainda precisariam de tempo para dar certo (e não tinha mais esse tempo), da minha avaliação tinham 4 possibilidades das quais coloquei em ordem do melhor para o não queria mas... E assim foi, praticando um item por vez, um não deu certo, segundo não deu certo, terceiro não deu certo, quarto… voltar para a casa da minha mãe em Cosmópolis/SP e ficar lá por um tempo, estimativa: dois anos. E assim fiz!

O nosso Downsizing fez com que eu diminuísse os custos fixos ao máximo, fazendo que as entradas fossem suficientes para cobrir as despesas fixas, atingindo o ponto de equilíbrio e tendo lucro. Com o lucro, mesmo que ainda baixo podia avançar, porém, por conta do avanço anterior acabou ficando algumas dívidas altas em a ver, mas que com o tempo tendo a resolver e assim fiz e ainda estou fazendo (pela data do artigo ainda estou vivendo este projeto). A mudança aconteceu no final de Fevereiro de 2023, ou seja, este ano faz um ano.

Sim, consegui resolver várias coisas, tive mais tempo para fazer mais clientes, rever meus processos e quando preciso ir para São Paulo vou, ou seja, não tive nenhuma perda nos negócios, pelo contrário tive mais tempo para pensar no negócio, ainda tem a fase dois deste projeto, da qual ainda tenho 2024 inteiro para resolver, aprendi tantas coisas neste movimento, até a relação com o dinheiro mudou, com a família, com a minha mãe, as condições aqui são bem simples e sinceramente, era isso que eu precisava, agora eu tenho os dois lados da moeda e posso fazer escolhas melhores, mais sábias e estratégicas, agora é praticar. Sim, irei errar novamente e irei aprender, mas praticar o downsizing me ajudou muito a pensar e agir de forma responsável.

Quando percebi que teria que fazer este movimento fiquei um pouco triste, sim, mas não demorou muito para perceber que, estava praticando uma ação que tem a ver com estratégia, quantas empresas quebraram por não terem feito isso, quem não empreende não entende, mas quem está no jogo, sabe onde o calo aperta.

Por isso, se você estiver lendo este artigo e está neste momento de tomar decisões difíceis, seja para crescer ou diminuir de tamanho, saiba que faz parte do jogo, diminuir de tamanho significa simplificar a sua rotina, a sua vida e muitas vezes você está precisando disso. Para ser grande é preciso também saber ser pequeno.

Creio que o mais desafiante é o seu psicológico, porque não fomos ensinados a lidar com nossos erros, e nos negócios, os erros são os maiores professores. A inteligência emocional é a principal habilidade nessa fase, e confesso que venho desenvolvendo há pouco tempo.

Certamente que praticar a Gestão Empresarial foi mais que essencial, ter a antevisão da queda me ajudou demais a agir rápido.

As pessoas vão achar que você quebrou, que você fracassou, que você empobreceu rs. Deixe elas com seus pensamentos, é hora de olhar para dentro de você, só isso.

Voltar para Cosmópolis/SP nesta fase da minha vida, por incrível que pareça, me fez bem, mesmo que eu tenha retido um pouco mais de gordura corporal por proteção, até isso vem me ensinado, aqui está sendo a minha escola de inteligência emocional, aprendendo a lidar e a superar essa fase, estou pronta para as próximas.

Essa experiência está me ensinando a ser mais resiliente.

E você?

Está pronto(a) para fazer esse movimento? Já fez alguma vez? Compartilha nos comentários.

Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Quero falar sobre o artigo Downsizing