Search
Close this search box.

O Core Business direciona o seu mercado

Compartilhe este post

O coração do seu negócio

Um ramo de atividade básica, também conhecido como negócio principal, atividade-foco, competência principal e core business, é a atividade econômica básica de uma determinada empresa, sendo a principal ou essencial área do mercado em que ela se insere ou atua, extraída do conjunto de competências essenciais.

Uma vez participei de uma reunião de networking do BNI como convidada e durante o coffee um dos membros apertou a minha mão e me fez a seguinte pergunta: Qual o seu core business? Isso faz um bom tempo e digamos que ainda não tinha me dado conta do termo.

E se o termo veio para o meu radar, bora entender.

Quando começamos a empreender, dependendo da sua especialidade fica mais fácil definir o core business do seu negócio, afinal basicamente tudo gira em torno dele.

No nosso caso a Borelli Academy é uma empresa startup que está lapidando o seu próprio mercado, por isso ter essa resposta de imediato não aconteceu, certamente hoje isso está resolvido, mas valeu e muito ser exposta pelas perguntas do mercado.

O nosso Core Business é Gestão Empresarial, todas as nossas soluções giram entorno disso.

Mas, também tem algo por trás.

A primeira vez que comecei a empreender tinha uma empresa que se chamava Caixa de Treinamentos o objetivo era ter uma plataforma que entregasse diversos profissionais para as empresas terem agilidade na hora de contratar para treinamentos, palestras. Conforme fui empreendendo com ela, fui descobrindo tantas coisas que não dariam certo, a começar pela dor de mercado, que eu tinha, mas não o futuro cliente. Como não tinha uma pesquisa de mercado ampla o suficiente para criar uma empresa assim, fui mais na minha necessidade e da necessidade de alguns colegas de profissão e foi tiro no pé. 

Mas eu aproveitei mais ainda aquele movimento, a Caixa de Treinamentos me ajudou a estagiar no empreendedorismo, conhecer pessoas, criar movimentos só não era um negócio viável, mas ela tinha uma essência que continua até hoje na Borelli Academy, desenvolvimento de pessoas. No 5º ano da Caixa de Treinamentos eu pivotei para a Borelli Academy.

Mesmo que o nosso core business seja Gestão Empresarial o propósito, desde a Caixa de Treinamentos, sempre foi o mesmo – desenvolver pessoas.

 

Por que eu acredito no desenvolvimento de pessoas?

Porque faz parte do meu propósito de vida contribuir com a evolução humana, quanto mais eu ensino, quanto mais eu crio, quanto mais me dou, mais recebo, mais avanço. Eu evoluo pela troca com o outro.

Pois, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração

Se você traduzir Core Business a tradução no inglês será Negócio Essencial.

Mas, como uma boa latina, eu leio: O coração do seu negócio (core lembra coração rs, na minha cabeça).

Empreender é um meio, da forma que vivemos precisamos de dinheiro para vivermos. Poderia estar dentro de uma empresa como CLT sem problemas, mas quero ganhar meu dinheiro com o meu propósito, minhas habilidades, minhas habilidades são o meu tesouro e por isso o meu coração está aqui.

Se isso é muito romântico ou não, problema de quem interpretar dessa forma, eu me sinto feliz fazendo o que eu faço e vou dizer, ainda não faço nem um tiquinho do que tenho capacidade para um dia fazer. Mas estou na jornada…

Acredite tem coisas nos negócios que só ficam claras com o tempo. Nem sempre teremos clareza, certeza das nossas respostas, por isso viver os negócios é essencial para conhecer sobre estes pontos em um negócio, mas do que ler uma matéria sobre Core Business, mas viver a palavra, ser real.

 

A parte boa de definir o seu core business é não se perder. Você ancorado(a) com o seu futuro.

No decorrer da jornada teremos propostas, convites, muitas oportunidades, mas até as oportunidades precisam estar alinhadas com o seu propósito, se não você se perde e desprende energia.

E isso te posiciona no mercado que quer e está construindo.

 

Qual o seu core business?

O nosso é desenvolver pessoas através da Gestão Empresarial.

 

Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Qual o seu core business?