Search
Close this search box.

Autogestão Pessoal em 5 passos

Autogestão

Compartilhe este post

Autogestão é resultado de um processo. 

Do processo do autocuidado.

Ame-se, resgate o autoamor.

 

A autogestão é um dos ingredientes para a Inteligência Emocional

Tenha este artigo como um auxílio para a sua jornada pessoal e profissional.

Nem sempre estamos bem, muitas coisas acontecem: decepções, traições, finalizações de relacionamentos, frustrações entre outros…

Se você não está bem, nenhum lugar será bom. Sempre, sempre comece ou recomece por você.

Acredite, recorri e recorro várias vezes para estes passos, porque se perder é mais fácil que se encontrar, então vamos juntos!

 

1º Passo: Cuide do Básico

O que é o Básico?

Beber água com qualidade – nós somos como um aquário, a nossa água interna precisa ser de qualidade. Um bom começo é aprendendo sobre a água. Sempre consuma água com pH entorno de 7,5 que é o mesmo pH do sangue.

Comer com qualidade – sempre dê preferência para o que é natural, uma reeducação alimentar ajuda a aumentar a qualidade da alimentação e até economizar no consumo de alimentos.

Dormir com qualidade – o sono é o nosso remédio, o sono além de necessário ser de qualidade, precisa ser seguro.

Segurança Física – pratique alguma atividade física, seja uma caminhada ou alongamentos dentro de casa.

Higiene Pessoal – escovar os dentes, lavar os cabelos, roupas limpas, casa limpa, tudo limpo para você.

 

No filme Juventude Roubadas fala sobre a vida durante e pós guerra, e como as pessoas retomavam as suas vidas pós estes episódios. 

 

2º Passo: Olhe para as suas Necessidades Humanas

Já ouviu falar sobre a Pirâmide de Maslow?

É um diagrama das hierarquias das necessidades humanas, gosto de usar ela como exemplo, porque acaba se tornando um projeto ao nível pessoal para focar em cuidar de você no que realmente está precisando. A pirâmide de Maslow é excelente para empreendedores enxergarem as necessidades humanas que resolvem, mas ao nível pessoal é um excelente orientador. Aqui na Borelli Academy realizamos um Diagnóstico da sua Pirâmide de Maslow, assim você olha para este momento da sua vida e olha para o essencial.

Conheça: Diagnóstico da Pirâmide de Maslow (Diagnóstico Pessoal).

 

sombras-psicológicas

3º Passo: Suas Sombras Psicológicas

Se você olha para o que é essencial, precisa olhar para o invisível e tornar visível. As sombras psicológicas são sistemas de defesa internos, adquiridos no decorrer de nossas histórias. Porém, este sistema de defesa entra em ação de bloqueio quando deveríamos estar em superação de avanço. O primeiro passo é mapear as sombras psicológicas, assim você sabe onde o seu “calo aperta” e pode ter assertividade para lidar com seus desafios. Existem pessoas que passam anos tentando enxergar as sobras, resolva isso rápido, e use este tempo para ressignificá-las.

Conheça: Curso Express – Mapeamento de Sombras Psicológicas

 

4º Passo: Suas Habilidades de Gestão

Skills são Habilidades em inglês. Algumas habilidades melhoram nossa performance no dia a dia. Seja você colaborador(a) de uma empresa ou empreendedor(a). As habilidades que mencionarei abaixo, fazemos aqui na Borelli Academy com nosso método próprio, é possível fazer estas habilidades em formato de curso online em nossa plataforma, ou através de Acompanhamento Andragógico – Mentoria.

Entre em contato pelo nosso whatsapp.

  • Gestão no Tempo – Método: O terreno do tempo;

 

5º Passo: Empreenda na sua Zona de Genialidade

Se você se sente bem com o seu ofício atual, faça o melhor que pode nele. Não para alguém, mas para si mesmo(a). Não da para dar nada se não temos. Nossas atividades comerciais são de certa forma nossa manifestação artística da vida. E se não está contente com isso, vá em busca disso. E se pensar em empreender ou se estiver empreendendo, verifique se está na sua zona de genialidade. Saiba mais no artigo sobre este assunto.

Saiba mais>> Zona de Genialidade

 

Autogestão nos negócios

A autogestão nos leva a autonomia na vida pessoal e  nos negócios. Criar ambientes com autogestão significa que a empresa tem uma cultura organizacional estruturada a ponto de permitir a autogestão daqueles que fazem parte do seu ecossistema. Para isso ser possível a autogestão começa no indivíduo, depois na gestão empresarial sistematizada e reflete em sua cultura organizacional para depois voltar a cada pessoa ter autonomia com a autogestão.

 

Filme Sugerido:

  • O doador de Memórias;
  • Juventudes Roubadas;

 

Uma resposta

  1. Eu aprendi a ter autogestão empreendendo, por isso faz parte do meu contexto de trabalho falar sobre autogestão, é uma soma de habilidades que venho aprendendo, ensinando e ressignificando. A autogestão nos leva para o caminho do meio em nós e só traz benefícios para nossa vida.

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.