Search
Close this search box.

Gestão Empresarial em 5 passos

gestão-empresarial

Compartilhe este post

Gestão Empresarial é uma habilidade.

Você sabia que falta de gestão empresarial é um dos maiores motivos de mortalidade empresarial?

 

O que é Gestão Empresarial?

Gestão é uma habilidade de conduzir informações. Considero a Gestão Empresarial como um MAESTRO em frente a uma orquestra.

Em um negócio, existem muitas informações, por isso  o Gestor Empresarial coloca ordem e controle nos negócios.

Ordem é alinhamento das informações.

Controle é o limite das coisas.

 

Por onde começar a praticar Gestão Empresarial?

Para ser sincera, depois que conviver e ver diversos empreendedores, percebo que a falta da Gestão Empresarial é por conta da falta de um modelo de Gestão Empresarial de empresas que realmente praticam isso. Por isso o primeiro passo para a Gestão Empresarial é a AUTOGESTÃO, se você não pratica gestão na sua vida, sempre terá dificuldade nos negócios.

O segundo passo é APRENDER a se tornar um(a) GESTOR(A) EMPRESARIAL no seu negócio. E é isso que fazemos aqui na Borelli Academy. Mas, vamos continuar no artigo.

 

Corpo Humano x Empresa

Quero que pense no corpo humano. 

Nós temos órgãos que possuem funções específicas, mas temos órgãos que fazem parte de um sistema como o Sistema Respiratório. E todo este conjunto de órgãos compõe um ECOSSISTEMA. O Gestor do corpo é o Cérebro. E o mais louco de tudo é que nós estamos dentro deste corpo e interferimos no funcionamento natural dele. Porque você, eu, somos seres conscientes de nossa existência. Não somos o nosso corpo, mas estamos nele. Louco isso né.

Agora, pense na sua empresa (independente do tamanho).

Funciona da mesma forma. Quanto maior a empresa, mais complexo o funcionamento.

Por isso, enquanto se é pequeno, o ideal é entender o todo, para cuidar muito bem das partes que compõe o seu negócio.

Você não é o seu negócio, porém, até entender isso, pode ter colocado os pés pelas mãos em muitas coisas.

Um negócio possui muitas informações, quando você aprende sobre isso, você se torna um gestor(a) do seu negócio. 

O que você faz ou tem para vender, é apenas uma parte deste todo. Por isso, precisa aprender sobre negócios.

 

Cuidado com a Overdose de Informações Empresariais

O excesso de informação no dia a dia nos rouba ENERGIA e ATENÇÃO. O excesso de informação no dia a dia também pode causar além de estresse, ansiedade e ser uma ignição para a depressão.

 

Você já ouviu falar da síndrome de burnout? 

É um esgotamento mental, emocional, como um zumbi que suga a sua energia. Quando não “aterramos” as informações nos lugares certos, acumulamos em nós e este excesso é o que é conhecido hoje como a síndrome de bournot. Empreendedores, colaboradores podem ser facilmente atingidos por essa síndrome e vou mais além, donas de casa, principalmente pais que precisam trabalhar e cuidar de filhos pequenos. Para ajudar nisso, devemos aloar, aterrar as informações geradas no dia a dia. É como lavar a roupa, passar e deixar todas em cadeiras, você fez todo o trabalho, mas precisa guardar no lugar certo e o ideal é um guarda-roupa. 

Nos negócios este guarda-roupa chama-se MARKETING HUNT, é o nosso sistema de gestão empresarial. Feito para pequenos e grandes apenas guardarem as informações e utilizar para tomadas de decisão, é simples, mas o complexo é o empreendedor hoje se abrir para a gestão empresarial ainda que pequeno.

Esgotamento mental pode matar.

 

O que faz parte da Gestão Empresarial?

O todo empresarial. Mas, aqui na Borelli Academy por utilizarmos um software de gestão empresarial próprio, separamos a gestão empresarial básica, gestão em market e gestão de marketing. Na gestão empresarial temos mapeados 16 pontos de gestão, alguns deles são:

  • Informações da Empresa;
  • Fornecedores;
  • Senhas;
  • Gestão do Conhecimento (Skills);
  • Soluções;
  • Preços.

 

Onde aprender sobre Gestão Empresarial?

Você está exatamente lendo um artigo de uma escola de transformação empresarial, comece pelo: Clube 360º – programa de desenvolvimento do mindset empreendedor.

A sua cabeça não foi feita para armazenar informações, toda informação ocupa dados. Para um negócio, você precisa gerenciar as informações geradas, e é por isso que a TECNOLOGIA é bem vinda aqui. Na Borelli Academy a nossa principal solução chama-se MARKETING HUNT – um software de gestão empresarial focado no market e marketing – um ERP com CRM também.

 

Leia também:

Os 10 principais benefícios da Gestão Empresarial;

 

Fonte:

O que é Síndrome de Burnout?

 

pix-de-conteúdo
pix-de-conteúdo

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

TOUR – Learning Experience

Sabe aquele espírito “Dora Aventureira”? O espírito dos desbravadores de novas terras? É isso que fazemos no TOUR, porém com propósitos de aprendizagem complementares à

O básico bem feito!

Talvez você já tenha ouvido falar nos negócios: fazer o arroz e o feijão – o básico bem feito. Os negócios são como um grande

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.