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A história da HEINZ

HEINZ

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147 anos depois – Heinz– de empresa para marca
Segmento: Alimentos

Quem era o empreendedor?
Henry John Heinz (sobre nome)

Aos 12 anos vendia aos vizinhos vegetais em conserva da horta da mãe.
Aos 25 anos fundou a Heinz. Gostava de cozinhar.
Era um excelente técnico e gestor (sabia de todo o processo).
Disciplinado na rotina da empresa.
Falecimento: 1979

Como nasceu a empresa?
1869 – 1º negócio – raiz forte em conserva – receita da mãe.
1ª Inovação – vender os repolhos e aipos em vidros transparentes, era comum vender em vidros verdes.
Qualidade e transparência era o diferencial da época.
7 anos depois…

Era final do século 19 – começo da revolução industrial, início da segunda revolução industrial. Na época de Heinz nem toda carne estava pronta para consumo humano. Eles disfarçavam o sabor de estragado dos alimentos com um molho chinês chamado CATSAP. Era uma variação de molho de peixe que tinham conservantes que podiam ser ruins para a saúde. Os alimentos tinham origem duvidosa, não existia mercados na época, a comida era perigosa.

Heinz vê uma oportunidade e começa a criar a receita.
1975 a empresa faliu pelo excesso de produção, não conseguiu vender o bastante ele foi preso por fraude, pois pegou um empréstimo e não conseguiu vender. Saiu no jornal como criminoso. Perdeu os móveis da casa da mãe.
No ano seguinte 1876 nasce o ketchup de tomate. Ele acreditava que seria possível vender em larga escala. Ele sabia que as pessoas não tinham tempo para fazer molhos pois exigia muito trabalho e ele focou nisso. Na época havia mais disposição em correr os riscos.

 

Que necessidade humana Heinz estava suprindo?
1º – Segurança alimentar (3º nível)
2º Básicas (alimentação)

 

Proposta de valor
Katchup de tomate é o abre alas.
Porém, tem uma gama de produtos, por exemplo feijões enlatados – sucesso no mercado inglês.

1 em 57 variedades – nasceu após Heinz ver uma propaganda da época que promovia 21 estilos de sapatos (fazendo f2f) e decidiu fazer o mesmo. E escolheu o número 57 por ser o seu número de sorte.

Faturamento: US$ 8 bilhões (estimado)
Segundo a Heinz Brasil, a cada segundo, três frascos de Ketchup são vendidos.

 

Ferramentas de marketing
Identidade visual – O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira modificação significativa aconteceu em 1957, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e o nome da marca escrito em meia-lua.
Em 1989, enquanto esse logotipo era utilizado nos rótulos dos produtos, a marca criou o tradicional logotipo vermelho, utilizado corporativamente e em suas campanhas publicitárias.

Mais recentemente, a marca HEINZ apresentou uma nova identidade visual para sua marca, contendo o design de 1957 com a inscrição “est. 1869 est.” (em vermelho) abaixo do nome.

 

Os slogans
Ninguém faz melhor que a Heinz. (2014, Brasil)
Melhor em tudo que faz. (Brasil)

1893 – Broche – chamar a atenção em uma Feira Mundial
Para chamar a atenção para seu estande na Feira Mundial de Chicago, Henry John Heinz oferece aos visitantes um divertido brinde: um pin (broche) em forma de picles de pepino em miniatura – o broche de picles. Esse é um dos mais famosos brindes da história do merchandising.

 

Canais de venda
Feira Mundial (evento)
Hei Heinz – o link do instagram no site do Brasil entra, mas a página não está disponível.

Entrega – com qualidade e em grande quantidade (escala)
FAZER UMA COISA COMUM EXTRAORDINARIAMENTE BEM TRAZ O SUCESSO

Fornecedores (nem tudo são flores)
Fonte Exame:
Xangai/Pequim – A fabricante norte-americana de alimentos H.J. Heinz disse nesta terça-feira que vai apertar o controle sobre fornecedores de ingredientes na China, após ter sido forçada a retirar das prateleiras alguns produtos infantis no país devido a níveis excessivos de chumbo.
A companhia, conhecida globalmente por seu ketchup, fez o anúncio para tentar conter o potencial dano à sua reputação em um país onde consumidores são bastante sensíveis à segurança alimentar após uma série de casos.

 

Parcerias
2011 – Coca – Cola – PLANT BOTTLE (30% de material verde e renovável)
A Coca-Colalançou no mercado a Plant Bottle, uma garrafa PET feita com 30% de cana-de-açúcar. Esse tipo de embalagem já está sendo usada para revestir os produtos da empresa em algumas cidades brasileiras.
A criação da Plant Bottle é considerado pela empresa um passo rumo a um impacto ambiental menor em sua produção.

 

Campanhas
A marca sempre primou por uma linha comunicativa ousada e criativa, especialmente para seu produto mais conhecido. O próprio Henry era muito visionário, as primeiras placas de neon nos estados unidos eram da marca.

 

Durante a segunda guerra mundial
– Feijões para os bombardeios
– Picles para caçar aviões

2018 – “rótulo sincero”, no qual colocou em maior destaque seus ingredientes: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, aroma natural “e só”.
Boituva – o maior rótulo do mundo

Concorrentes diretos: Hunt’s, French’s, Duke’s, Hellmann’s, Del Monte, Campbell’s, American Garden e Hemmer (Brasil)

Posicionamento no mercado – nosso campo é o mundo – Heinz
Presença global: 150 países
1886 – Mercado exterior
Não da para comer nada sem ele.
Em 2002, a empresa vendeu a marca Starkist e as divisões de comidas para bebês (somente na América do Norte) e ração animal para a Del Monte Foods, com o intuito de focar-se nos segmentos de enlatados, molhos e comidas congeladas.

No Brasil comprou a Quero em 2011.
No entanto, a empresa seguiu uma estratégia robusta e investiu em outras categorias de produtos, como maionese, mostarda, extrato de tomate e de molhos especiais.
Em 2013 o 3G Capital compraram a heinz por 23 bilhões ma das maiores aquisições do setor alimentício de todos os tempos Com isso, o trio de brasileiros de controla a 3G Capital, formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e o investidor americano Warren Buffet passaram a serem proprietários do ketchup mais popular nos lares, restaurantes e lanchonetes dos Estados Unidos.

Em 2015, foi anunciada a fusão da Kraft Foods (dona de marcas famosas, sobretudo no mercado norte-americano). Atualmente a The Kraft Heinz Company – a quinta maior empresa do segmento de alimentos no mundo.
A partir deste momento, a HEINZ deixou de ser uma empresa para se tornar a marca mais importante no portfólio da The Kraft Heinz Company

Ambiente de trabalho – 1900
Oferece aos seus colaboradores, vestiários com armários individuais, água corrente fria e quente, manicure semanal e serviços de saúde gratuito.

Fontes

History – Gigantes dos alimentos
http://mundodasmarcas.blogspot.com/
http://heinzbrasil.com.br
http://heinz.com

 

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