Search
Close this search box.

O que significa ACADEMY?

Compartilhe este post

Olá, tudo bem com você?

Aqui é a Suellen Borelli – especialista em gestão empresarial na Borelli Academy, e neste artigo você terá uma noção sobre este assunto. Bora lá!?

Você já ouviu falar em Academia Brasileira de Letras? Khan Academy? Borelli Academy?

Normalmente o termo Academy é aplicado para instituições ou departamentos empresariais destinados ao conhecimento.

 O que significa a palavra ACADEMY?

Plutarco em sua biografia do rei ateniense Teseu (o matador do Minotauro) diz que, depois de ficar viúvo e chegar aos 50 anos, o rei raptou a bela Helena de 12 anos (muito antes de ela se casar com Menelau, conheceu Paris e foi a causa da Guerra de Tróia).

Devido a esse ultraje, seus irmãos gêmeos Castor e Pollux invadiram a Ática para libertar sua irmã e ameaçaram destruir Atenas. Academus poupou a cidade dizendo-lhes onde ela estava (escondida em Aphidnae).

Também por esta razão Tíndaro (um rei espartano, pai de Castor e padrasto de Helena) mostrou a Academus muita gratidão. Como observou Plutarco: “Por esta razão ele foi homenageado durante sua vida pelos Tyndaridae, e muitas vezes depois, quando os lacedemônios invadiram a Ática e devastaram todo o país ao redor, eles pouparam a Academia, por causa de Academus.”

“Academia”, é um termo derivado de um nome próprio, a saber, Akademos, cujo significado é “o que age independentemente do povo”, isto é, livre e poderosamente.

Akademos foi um herói troiano, o “túmulo” de Academo localizava-se perto de Cerâmico, o cemitério de Atenas, e era rodeado por um jardim (ou bosque) sagrado, no qual se plantaram doze oliveiras e onde foi construído um altar dedicado à deusa Atena.

 

O que significa a palavra ACADEMY?

A escola de Platão (Academia) – (Scuola di Atenas, no original)

O filósofo Platão fundou, entre -386/-385, a célebre Academia de Atenas, onde costumava conferenciar com os seus discípulos. O termo “academia” usado hoje, provém dessa primeira escola de Platão localizado no bosque Academia.

A essa escola deu o filósofo, o nome de Academia, em homenagem ao herói Academos cuja memória, certamente quis reverenciar.

A Academia de Platão foi a primeira instituição permanente de ensino, no sentido de tornar dinâmico o conhecimento e não apenas uma tradição a preservar, abrindo uma das mais importantes eras do pensamento ocidental.

A primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal. … Platão se dedicou à Academia até os 81 anos de idade, quando morreu.

 

O que significa a palavra ACADEMY?

 

Obra de Rafael Sanzio (ou Rafaello) – produzida entre 1509 e 1511 por encomenda do Vaticano, um dos grandes gênios da Alta Renascença italiana.

A Academia objetivava formar novos homens, no sentido transformador do amor ao bem, num ato de sublimação, visando o tornar-se virtuoso pela ação. O filósofo é aquele que escreve na alma. E o verdadeiro conhecimento, é universal, refletido em si mesmo e de si toma consciência.

Ali os acadêmicos aprendiam que a prática da verdadeira política não era possível sem base em estudos científicos e na investigação sistemática dos fundamentos da conduta humana. “Só assim poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e, de modo frequente, pouco dignos, para se transformar numa ação iluminada pela verdade e, portanto, criadora de justiça, de equilíbrio, de harmonia e de beleza”.

A grade abrangia, além de temas filosóficos, matemática, astronomia, cosmologia (ramo da astronomia), medicina, política, oratória e música.

Atque inter silvas academi quaerere verum – Para buscar a verdade nos bosques do Academe

A partir do Renascimento, no século XVI, começaram a proliferar as associações acadêmicas, inicialmente na Itália, onde se destacaram, em Roma, a Academia dei Lincei e, em Florença, a Academia Crusca, nascida como crítica à Academia Platônica da mesma cidade.

Aristóteles foi o aluno mais famoso da Academia.

Porém, o termo “Academia”, e seu adjetivo “acadêmico”, refere-se, hoje, principalmente à instituição universitária de ensino, pesquisa e extensão.

A Academia de Platão se manteve em funcionamento por mais de novecentos anos.

O imperador Justiniano, construtor da Santa Sophia de Constantinopla, a extinguiu, por seu ensinamento pagão, ligado mais aos estoicos que a Plotino.

E por que a Academia de Ginástica tem este nome?

No século XX que proliferam, no Brasil, as “academias esportivas”, com a prática de fitness, de lutas marciais, de exercícios ginásticos, e semelhantes. A palavra também é usada para escolas de samba, com os famosos “acadêmicos do Salgueiro”.

Academias de Ginástica em outros países:

Estados Unidos – Health Clubs / Gym (abreviação de Gymnasium);

França – Gymnasium

Em outros países é mais comum Fitness Centers

E no Brasil, Reconhecer que o processo de se exercitar é um assunto educacional é uma coisa genial.

Fontes de pesquisa:

http://www.etimologista.com/search/label/ACADEMIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_de_Plat%C3%A3o

https://www.terascience.com.br/blog/eklorub8r47tk46ljl1fuo7w3q9ojy/24/9/2016

https://www.academia.org.br/

https://www.vounajanela.com/grecia/agora-de-atenas-na-grecia/

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2020000100018

https://www.culturagenial.com/a-escola-de-atenas-de-rafael-sanzio/

https://www.colegioacademos.com/institucional/

https://en.wikipedia.org/wiki/Academus

https://www.youtube.com/watch?v=sNotryWJ-io&t=504s

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.