Search
Close this search box.

12 maiores aprendizados que tive nos negócios e na vida em 2023

Compartilhe este post

2023!

Mais um calendário indo embora e, dezembro é uma excelente época para a contabilidade do ano.

Eu gosto de fazer um apanhadão do que aprendi, do que vi, do que vou levar e do que vou deixar de um ano para o outro, neste artigo quero compartilhar e deixar registrado os aprendizados macros que tive este ano e com certeza levarei para 2024.

 

1 – O melhor dinheiro realmente é do cliente.

Desde 2022 estou vivendo o ecossistema de startups e, este ano tive uma pausa, mas também uma oportunidade de participar de um programa de TV focado nas startups e, toda essa conversa de possíveis investimentos e tal, são oportunidades de atalhos. Mas, depois de ver de perto a superficialidade destes ecossistemas, definitivamente, o melhor dinheiro é o do cliente. Porque você vai para o mercado, se relaciona, vende e avança. Dinheiro da venda, da entrega, do empreendedorismo de verdade.

 

2 – Para se organizar financeiramente você precisa de paciência, perseverança, sangue frio e fé;

2022 foi um ano muito farto, mas muito traiçoeiro também, tive um tombo financeiro por conta de terceiros e sim assumo a minha culpa nisso também, que ainda estou me recuperando. Mas eu entrei 2023 determinada em resolver essas lacunas e com o dinheiro que ganho do meu trabalho, mais uma vez reforço, o melhor dinheiro é o do cliente, pois por conta de cada um deles que estou inclusive limpando um pequeno gap… Por isso logo quando aconteceu ei criei um projeto chamado PROJETO PROSPERIDADE, todo mês venho com muita paciência tirando do colo as pendências. Estou na jornada…

 

3 – R$ realmente é energia;

Em 2024 este assunto já está na minha lista de estudos. Sim, dinheiro é energia e em 2023 senti isso muito forte, agora é se aprofundar.

4 – A Gestão no Tempo é a habilidade dos Deuses;

De todas as minhas escolhas, aprender e ensinar sobre gestão no tempo foi a maior e melhor delas. Dizem que sou inteligente, devo confessar que neste ponto fui sim. Porque essa habilidade, além de salvar a minha existência, me possibilita despertar muitas pessoas para a ação. Eu me sinto capaz de muitas coisas com essa habilidade, agora só preciso da mesma Maestria na energia do dinheiro, aí será TRANSCENDENTAL.

 

5 – Eu sou grata pela minha família;

A mida me trouxe para reviver um ciclo que vivi há 4 anos, no mesmo contexto. Porém, agora eu estou mais madura (creio eu), então vim com o coração mais aberto para aprender e absorver o que não aprendi da primeira vez. Ter com quem contar quando o mundo desaba não tem preço e, eu sou muito grata por isso. Mesmo que encontre com o caos familiar, ainda assim é mais reconfortante do que o caos do mundo, afinal é familiar. Mas poder respirar para se reerguer este ano foi muito importante.

 

6 – Saber onde está e para onde ir é o primeiro passo, mas os outros dois são mais importantes ainda…

Os outros passos são: planejamento e tirar do colo. Quando reconhecemos os GAPS (lacunas) temos uma chamada para a realidade, ou seja, seu onde estou e sei que tem muitas coisas para serem feitas, mas nem sempre as pessoas fazem. E falarei por mim… a habilidade da gestão no tempo é essencial para você ser realizador(a), só informações não fazem as coisas acontecerem, precisamos de instrução e é no planejamento que encontramos.

 

7 – Autoridade vende e para se tornar uma autoridade você vai precisar tornar isso um projeto;

Algumas verdades precisam ser aceitas, até porque devemos saber o que estamos fazendo com os negócios. Estar claro o que você faz, o que ajuda na vida do outro, faz fazermos o que precisa ser feito para resolvermos mais ainda. E este ano investi em acessar algumas informações de alguns especialistas que estão rasgando o verbo para falar certas coisas sobre Marketing e, a verdade é que autoridade vende e ponto. Agora, se tornar uma é um projeto, porque é outra jornada, mas uma jornada em outro patamar.

 

8 – Aprender sobre os níveis de consciência faz você vender com mais calma e melhor;

Vejo estudando inbound marketing faz um tempo, porém, quando eu estudo, estudo para estruturar um método e depois transformá-lo em gestão. Existem muitas informações online sobre, porém tornar isso aplicável e prático é a minha função. Então faço muitos testes. Um dos elementos do inbound marketing é a COPY e a COPY requer outras habilidades como gramática, persuasão, neuromarketing entre outros, de qualquer forma isso vai ficando muito complexo, pois chega num nível que sendo empreendedor(a) individual é muito arriscado tentar fazer tudo isso, pois já entra no nível de outras habilidades. Mas, o segredo está em achar o mínimo viável para ser praticado sendo um(a), como a lógica do MVP. E para mim saber sobre os NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA já ajuda e muito no direcionamento da sua comunicação para o mercado. E mesmo sendo o mínimo, precisa ser profundo, ou seja, precisa virar um projeto.

 

9 – O sucesso do cliente é o seu sucesso;

Digamos que eu entrei 2023 quebrada financeiramente e estou indo para 2024 melhor do que entrei, porém, não tão melhor porque tivemos inadimplência. Que ironicamente conheço bem isso, mas é suportável. Quando começou o primeiro trimestre de 2023 eu foquei realmente em aumentar as vendas, afinal precisava aumentar o caixa, como me mudei em fevereiro de cidade, tive despesas extras, mas mesmo não tendo vendido o que precisava, teve um momento que olhando meus dados percebi algo a tempo de consertar… eu precisava dedicar mais tempo naquele momento para montar um processo melhor focado na experiência do cliente e, assim eu fiz. E posso dizer isso foi essencial para os meses seguintes. O sucesso do cliente é o meu sucesso.

 

10 – O porquê realmente é importante;

Todo mundo precisa trabalhar, as formas de trabalho são diversas… e empreender da trabalho rs. Manter-se focada e firme por um ano inteiro exige bastante de nós. Ainda mais quem é empreendedor(a) solo. Com Gestão Empresarial fica muito mais leve, mas essa leveza vai até um ponto também. Se você não tiver conectada com o seu porquê, você não sustenta a jornada.

 

11 – Ser bom em processo te leva a excelência;

Para ser ruim você precisa ser bom, mas para você ser bom você precisa ser 2x melhor. E ser bom em processo te leva a excelência. O processo é o caminho criado para você chegar ao destino que deseja. Por isso ele deve nascer, ser ajustado, testado até alcançar o FIT (ponto certo). E este ano meu foco foi o afinamento dos processos aqui na Borelli Academy.

 

12 – Reconheça que você é muito boa no que faz, mas…

Eu amo estudar, eu amo aprender e amo ensinar. E vivendo isso, se aprimorando nisso a gente vai ficando boa nisso sem perceber. E quando vamos a campo, naturalmente você reflete isso. Porém, eu confesso que ainda tenho dificuldade de reconhecer o real nível que estou, este ano investi num processo de reconhecer o meu valor, o meu nível e avançar. Eu também preciso passar de fases… o que acontece é que nem sempre reconhecem isso em você e, este ano eu tive a experiência de colocar meu conhecimento um pouco a prova, mas não tinha olhos capazes de olhar, apenas os meus, reconhecer isso parece ser egoico, mas na mentoria de Storyrelling que fiz com uma cliente a Mentora Kelly Gamboa, me trouxe ou está me trazendo o poder de reconhecer que não é egoismo reconhecer que se é boa no que faz, e que ainda meus resultados não são como eu quero, porque ainda estou presa em mim. 2024 é o ano de se posicionar e isso será bem desafiante… mas necessário para a minha evolução antes de tudo. Saber o meu porque, saber para quem eu faço está me ajudando demais em aceitar isso. Sim, eu sou muito boa no que faço, eu sei porque eu vim, sei a minha missão e seu do que sou capaz… só vai…

 

Autora: Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Fale comigo!