Search
Close this search box.

S do ESG – Pilar 4 – Gestão de Pessoas

Compartilhe este post

Pilar 4 – Pessoas

O S do ESG significa SOCIAL é o pilar que estão as pessoas, mas quais pessoas fazem parte deste pilar?

Aqui na Borelli Academy olhamos para a Gestão Empresarial para PME com base nos 4 pilares:

1 – Operação;

2 – Market;

3 – Estratégico;

4 – Pessoas (sim, aqui que entra o S);

 

A primeira pessoa de um negócio é o(a) dono(a) do negócio. Cuidar o CPF é mais do que importante é mandatório e depois do CNPJ.

O segundo grupo são os terceiros, afinal, mesmo você sendo empreendedor(a) individual (por exemplo) vai precisar de prestadores de serviços em algum momento.

 

Mentorias Sociais

Depois vem os colaboradores internos e depois a comunidade.

Aqui na Borelli Academy temos um projeto social focado em fazer Mentorias Sociais em prol de ajudar a sociedade de alguma forma.

A primeira vez que dei start neste projeto, busquei por grupos que fomentavam isso, tive uma aluna em estado vulnerável pessoal, teve muitas ajudas sociais, mas infelizmente algumas pessoas não valorizam ajudas recebidas.

Quando se faz projetos sociais você pode enxergar situações que normalmente não estaria exposto(a), o seu conhecimento é ouro para muitos, mas também pode ser nada para outros. O ser humano é uma caixinha de surpresas em todas as áreas.

Eu tentei novamente entrando em um programa de Mentores da Salto, da qual foi indicada por uma conexão de networking. 

Cada pessoa tem um perfil e dificuldade, mas o mais interessante são os aprendizados sobre os negócios e sobre as pessoas.

Minha primeira mentorada da Salto foi uma senhora de SP que ia iniciar o negócio e tinha muitas dúvidas iniciais. Expliquei o mundo dos negócios e dividi em pequenas partes a fase que ela estava e as próximas para começar a andar;

A segunda foi uma moça de RS e tinha dúvidas de como melhorar a sua solução perante o mercado, indiquei um site que ajuda no produto que vendiam, ela amou;

Terceiro – um moço de SC, dúvidas sobre marketing, um especialista iniciante, cheio de propósitos;

Quarta – uma moça psicóloga de SP que desistiu faltando uma sessão, e infelizmente um perfil mais fechado inclusive para aprender;

Quinta – uma moça do MT que tinha depressão profunda e outros problemas que faziam ela se perder nos negócios;

Sexto – SC um senhor que, na verdade achou que ficou de “castigo” quando chamei a atenção dele entre uma sessão e outra porque não fez a tarefa (risos) (da foto deste artigo).

Sétimo – MT um senhor que pensa em abrir um comércio de suco, mas que já vendeu na feira, atualmente é servidor público e quer ter uma fonte de renda extra.

O senhor de SC me enviou uma foto dele na feira de exposição que o pessoal faz após finalizar o programa.

Tinha pensado em parar, mas penso que o que eu sei pode ser (mesmo que através da Mentoria) a direção que muitos precisam. 

As nossas histórias nos movem…

Eu vejo isso e enxergo a delicadeza, o cuidado de mostrar o seu servir. Independente do tamanho de uma empresa, de tudo o que ela possa fazer ou não para o negócio funcionar, as pessoas, sempre as pessoas são um dos maiores capitais, começando por quem está a frente do negócio. 

 

Autora: Suellen Borelli – CEO& Mentora na Borelli Academy

 

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Grão Café & Mentoria

GRÃO CAFÉ & MENTORIA. Conexões, Aprendizados e Memórias   É um mini evento da empresa Borelli Academy realizado juntamente com uma cliente que se destaca

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Quer fazer uma pergunta?