Search
Close this search box.

O que é Onboarding nas empresas e os tipos?

Onboarding

Compartilhe este post

Onboarding, também conhecido como socialização organizacional, é o jargão de gestão criado pela primeira vez na década de 1970, que se refere ao mecanismo pelo qual novos funcionários adquirem o conhecimento, as habilidades e os comportamentos necessários para se tornarem membros e insiders eficazes da organização.

 

Trabalhei mais de 10 anos na área de Segurança no Trabalho em grandes empresas, realizar integração de novos colaboradores e terceiros é muito comum, fazia isso semanalmente, e eu adorava.

 

Também pode ser conhecido como Treinamento Inicial (normas regulamentadoras);

NR 1.7.1.2.1 O treinamento inicial deve ocorrer antes de o trabalhador iniciar suas funções ou de acordo com o prazo especificado em NR. 

 

Por que Onboarding é importante?

A sensação de fazer parte de algo é essencial ao ser humano, significa que você está dando para a pessoa o PERTENCIMENTO a um grupo, assim ela entra na sua empresa orientada e acolhida.

O que é combinado não é caro, é na integração que você introduz a pessoa a Cultura da sua empresa.

 

Tipos de Onboarding

Onboarding para Novos Clientes

Aqui na Borelli Academy, trabalhamos com processos macros, onde nossos clientes acessam nossa estrutura, adotamos o onboarding para todos os nossos processos, pois além de serem orientados a tecnologia, também são orientados a Cultura Borelli Academy, isso ajuda com o aumento da disciplina, engajamento, experiência do cliente. 

Onboarding para Colaboradores

É introduzir novos colaboradores na sua empresa, normalmente a integração envolve todas as áreas estratégicas: qualidade, RH, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente.

É importante ter as informações estratégicas e necessárias para as pessoas terem uma visão macro da vivência que terão, cuidado com o excesso de informação que pode causar uma overdose informacional. Menos é mais, essência é o ideal.

 

Reintegração – é aplicável nas empresas e isso vai depender da Cultura de cada empresa, lembre-se que a mãe da educação é a repetição, ou seja, você pode considerar no seu procedimento empresarial integrar novamente os colaboradores a cada 2 anos. 

 

Onboarding/Integração/Treinamento Inicial realizados Eventualmente:

NR 1.7.1.2.3 O treinamento eventual deve ocorrer:
a) quando houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho, que impliquem em alteração dos riscos ocupacionais;
b) na ocorrência de acidente grave ou fatal, que indique a necessidade de novo treinamento; ou
c) após retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 180 (cento e oitenta) dias.

Onboarding de Terceiros

Também é importante, assim como o onboarding para novos colaboradores, fazer a integração de prestadores de serviços na sua empresa. Os visitantes, os fornecedores vão adentrar na “casa de alguém”, é importante falar como as coisas funcionam por ali. Como dizemos sempre: O que é combinado, não é caro.

 

Onboarding de saída – Desligamento

Já vou deixar meu registro aqui que já passei por grandes empresas e nenhuma até agora (até onde eu saiba) adotou um onboarding de saída. O desligamento deveria ser tão bom quando o de entrada, porque aquela pessoa está deixando de fazer parte daquele grupo por algum motivo, e dependendo do estado emocional daquela pessoa, aquele dia será marcado para sempre. Acredito que este tipo de conduta será aplicado por organizações que realmente se importam com o fator humano. Com certeza teremos aqui na Borelli Academy, ninguém merece ser desligado sem ser orientado pelos motivos e principalmente pelo apoio do rompimento.

 

Como aplicar o onboarding em uma empresa?

Construa um procedimento de integração (o procedimento serve para se manter um padrão de conduta), insira no seu processo a integração (toda empresa deve ter seu processo de trabalho/entregas), prepare o material, treine e oriente os envolvidos e aí sim aplique.

 

É uma prática que exige um cronograma estabelecido pela empresa, adequação do material de integração e preparo dos facilitadores (o que é muito importante).

 

 

pix-de-conteúdo
pix-de-conteúdo

 

Conheça o nosso repertório: https://www.borelliacademy.com.br/repertorio-da-borelli-academy/

 

Uma resposta

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

TOUR – Learning Experience

Sabe aquele espírito “Dora Aventureira”? O espírito dos desbravadores de novas terras? É isso que fazemos no TOUR, porém com propósitos de aprendizagem complementares à

O básico bem feito!

Talvez você já tenha ouvido falar nos negócios: fazer o arroz e o feijão – o básico bem feito. Os negócios são como um grande

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.