Search
Close this search box.

O que é intraempreendedorismo? Com exemplos

intraempreendedorismo

Compartilhe este post

O intraempreendedor é o empreendedor que está dentro da sua empresa.

Antes de ser um grande empreendedor, aprenda ser um excelente intraempreendedor.

Para entender o que é intraempreendedorismo, você precisa saber pelo menos o que é empreendedorismo, leia o artigo abaixo:

Saiba mais>> Empreendedorismo

 

Categoria deste artigo:

Nosso RepertórioEmpreendedorismo – Intraempreendedorismo

 

O que é intraempreendedorismo?

Empreendedorismo é um comportamento que te leva a se mover em diversos cenários, porém, é muito mais comum nos negócios.

Intraempreendedorismo é um comportamento empreendedor de pessoas que estão dentro das empresas (ex.: CLT).

Normalmente intraempreendedores possuem um comportamento de ação diferente de outras pessoas. 

Indo além de suas atividades padrões inclusive.

 

Como desenvolver o intraempreendedorismo nas empresas?

R: Autogestão Empresarial

Pouquíssimas empresas estão preparadas para terem intraempreendedores. 

Por isso o melhor caminho para começar dar espaço para este comportamento é aplicar a Autogestão Empresarial.

 

Alguns exemplos de intraempreendedores que encontrei pelas empresas por onde passei:

1º Eu mesma – posso dizer que sempre fui uma intraempreendedora nas empresas que trabalhei. Ia além do que eu fazia e sempre buscava melhorar os meus processos de entrega, isso me fez crescer muito como pessoa e por isso hoje empreendo.

O funcionário que queria servir – eu trabalhei em uma empresa que tinham grupos de colaboradores que faziam parte de um grupo que auxiliava a segurança no trabalho em seus setores. E quando entrei na empresa, fui designada a montar uma equipe no setor que ia ser de minha responsabilidade. Enquanto eu ainda estava conhecendo o processo de como funcionava isso na empresa, um funcionário me abordou e disse que se eu estivesse recrutando se ele podia participar. Ele acabou sendo selecionado e para mim foi um dos melhores colaboradores que já vi em proatividade. Isso é intraempreendedorismo.

Equipe de eventos – em uma empresa eu montei uma equipe de eventos interna pois queria criar os eventos internos na empresa com a visão de colaboradores dos setores, fiz uma campanha, divulguei para os setores para termos voluntários, na época acredito que eram umas 7 pessoas. Montei como iria funcionar a ondução deste grupo e começamos. Fizemos um grande evento na empresa e depois fomos comemorar no Wet ‘n Wild.

O cara do excel – em um empresa, estava desenvolvendo um sistema de gestão para acompanhar as avaliações de comportamento seguro da fábrica, na época estava usando excel, e eu queria que a planilha fizesse uma função específica, mas eu não tinha encontrado o código. Um membro da equipe de eventos que tinha formado me trouxe o código no outro dia, ele ficou pesquisando até encontrar.

Uau, são tantos casos que conforme for lembrando vou adicionando aqui. Mas, normalmente intraempreendedores fazem movimentos além de suas ocupações, e não, não é desvio de função. São atividades que existem um melhoramento de suas próprias atitudes.

 

Não espere pela chefia para ser intraempreendedor

Se eu pudesse dar uma dica para você que está CLT e está lendo este artigo, seria: NÃO ESPERE RECONHECIMENTO, utilize o seu trabalho como um lugar para desenvolver as suas habilidades. São poucas empresas que possuem uma estrutura de autogestão empresarial para poder dar espaço ao intraempreendedor naturalmente. Mas, nada impede de você ter o comportamento intraempreendedor, só não fique com necessidade de aprovação. Aprenda onde está e vaza.

 

pix-de-conteúdo
pix-de-conteúdo

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.