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O que é Cultura Organizacional?

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Olá, Empreendedor(a),

Tudo bem com você?

Neste artigo vamos falar sobre CULTURA ORGANIZACIONAL que se você tem um pequeno negócio, deve estar pensando: – Ah este assunto é para empresas grandes, eu sou pequeno, e é aí que você se engana!

De qualquer forma, não tenha dúvidas, grandes empresas precisam da Cultura Organizacional mais do que tudo, porém, quanto antes começar pequeno(a) empreendedor(a) melhor.

 

A Cultura Organizacional começa pelo(a) empreendedor(a).

O que é Cultura Organizacional?

O tema cultura organizacional surgiu a partir dos anos 80, como forma de compreender o comportamento organizacional. – Edgar Schein (especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor da Sloan School Of Management — MIT) é um dos maiores responsáveis pela divulgação do conceito no início dos anos 80. 

 

Dando sequência aos estudos de Edgar Schein nasce o Método de Geert Hofstede.

A Cultura Organizacional é um padrão de suposições básicas compartilhadas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um determinado grupo à medida que aprende a lidar com seus problemas de adaptação ou integração interna isso funciona bem o suficiente para ser considerado válido e, portanto deve ser ensinado aos novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas. – Shein

 

Acrescentando a nossa percepção pela temática:

A Cultura é uma vibração coletiva de costumes e ideais de um país, de uma casa e de uma empresa.

No nosso ponto de vista, a Cultura Organizacional nasce no MINDSET EMPREENDEDOR, pois é uma forma de olhar para as empresas. E isso pode acontecer em uma empresa que está MEI, ME, EPP antes mesmo de se tornarem maiores. Aliás, é por isso que existimos.

A cultura organizacional existe em três diferentes níveis:

Artefatos – o que se vê (a ponta do iceberg) – símbolos, estruturas e processos organizacionais;

Valores Compartilhados – o que se diz – crenças e valores expostos, se referem às estratégias, metas e filosofias de uma empresa;

Pressupostos – valores, crenças – a maneira como sua empresa é percebida por outros.

Por que Cultura Organizacional é importante para TODOS os negócios?

A cultura organizacional dá aos membros de uma empresa uma identidade, facilita o comportamento coletivo, encoraja a integração e cooperação entre as pessoas e ajuda a dar sentido às suas ações internas. Estabelece os valores que serão empregados no cotidiano da empresa. Dessa forma, a cultura e o clima organizacional são pontos fundamentais para aumentar a satisfação dos colaboradores e garantir o sucesso da empresa.

Benefícios da Cultura Organizacional

  • Define a identidade organizacional;
  • Atrai talentos;
  • Impulsiona o engajamento;
  • Melhora a retenção de talentos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Gera defensores da marca;
  • Promove alinhamento estratégico;
  • Fortalece o sentido de equipe;
  • Melhora a qualidade de vida no trabalho;
  • Reduz o absenteísmo e presenteísmo;
  • Diminui o turnover;
  • Atrai mais investimentos;
  • Gera mais receita.

Por onde começar a implantar a Cultura Organizacional?

Como mencionamos anteriormente, tudo começa pelo mindset empreendedor, porém existem muitas referências neste assunto para ser explorado e aprendido.

 

 

5 pilares da cultura organizacional

1 – Propósito:  o pilar da cultura organizacional que está mais enraizado. O propósito é o porquê de a empresa existir, é sua essência, a alma da organização. E não é a mesma coisa que a missão, visão e o valor, como muitos acham ser a mesma coisa, é mais que isso.

2 – Valores: São as ideias da empresa, como ela age, o que se espera em termos de comportamento da equipe, o que realmente elas valorizam, seus princípios éticos. Geralmente costumam aparecer nas paredes da instituição para que todos possam ver, e estão presentes no onboarding dos novos colaboradores.

3 – Heróis: A próxima camada dos pilares da cultura organizacional é de heróis. Podem ser pessoas vivas ou não, mas que simbolizam os valores da empresa e, geralmente, inspiram os funcionários pelas histórias vivenciadas por eles. Um exemplo de herói que todos devem ter ouvido falar é do falecido comandante Rolim, da Tam Linhas Aéreas, que inspirava a todos com seu excelente atendimento aos seus passageiros.

4 – Rituais: Você pode não perceber, mas tem coisas que se repetem e acontecem com certa frequência temporal ou conforme algo especial e diferente ocorre. Temos rituais de virada de ano (ritual temporal – vestir uma cor específica, pular 7 ondas, comer lentilha), temos o chá de bebê quando alguém próximo está para nascer (ritual especial), casamento é um exemplo de ritual marcado por vários símbolos (vestido branco, véu, grinalda, marcha nupcial, alianças) temos nosso ritual individual para tomar café da manhã, para dormir, tem gente, com ritual até para entrar para o trabalho. 

5 – Símbolos: É um pilar da cultura que está na camada mais profunda da cebola. Só as pessoas iniciadas percebem. É algo que representa aquela instituição, que há algum valor e significado no elemento analisado. O mesmo símbolo pode ter valores muito diferentes de uma empresa para a outra. Sinos na igreja significam as horas do dia, em algumas empresas ele é usado para quando as metas são batidas e não interessa a hora que acontece.

6 – Comportamentos: A camada externa, não é propriamente um elemento, mas é a parte visível de tudo o que está dentro. O comportamento organizacional é uma maneira de analisar as atuações individuais e coletivas tanto dos líderes como dos liderados. Impossível dissociar a cultura de como as pessoas agem. O modo das pessoas agirem diz muito sobre a cultura da empresa, o que ela valoriza e o que não valoriza, por exemplo. Se são mais receptivos ou fechados; se as pessoas se reúnem ou são mais individuais; se há o costume de ajudar os colegas ou se preferem que descubram as respostas sozinhos.

 

Ingredientes da Cultura Organizacional

Mindset Empreendedor;

Comportamento Empreendedor;

Propósito;

Missão / Visão / Valores;

Mindfulness –  Atenção Plena;

Segurança Psicológica no ambiente de trabalho;

Sistema de Gestão Empresarial;

Hábitos dos líderes – Ritmo Hipnótico.

 

Cultura Organizacional da Borelli Academy

A Cultura Organizacional de uma empresa precisa nascer e ser lapidada no tempo.

 

Quero ter uma Cultura Organizacional na minha empresa

Se você está em busca disso, com certeza podemos ajudar. Definir a Cultura Organizacional de uma empresa é o primeiro passo em uma Gestão Empresarial consistente. Entre em contato.

 

Suellen Borelli – Founder e CEO da Borelli Academy

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