Search
Close this search box.

ESG para Pequenos Negócios . É possível?

borelli-aademy-esg

Compartilhe este post

Sim, é possível e a Borelli Academy pode ajudar pequenos negócios a serem uma empresa ESG.

 

A sigla ESG é um termo que está, cada dia mais, impactando o mundo dos negócios.

É uma boa prática que quando estruturada só traz resultado positivo aos negócios, e passa ser um grande diferencial para empresas.

 

O que significa a sigla ESG?

A sigla em inglês quer dizer (E)nvironment, (S)ocial e (G)overnance e é utilizada para medir o grau de comprometimento que empresas têm com esses três pilares fundamentais para o desenvolvimento de modelos de negócios que atendem a demandas da sociedade.

 

Como surgiu essa história de ESG?

A primeira evidência concreta de um fundo de investimento conhecido globalmente, que inspirou o ESG como o conhecemos hoje, foi o Pax World Fund, constituído em 1971 por dois reverendos, que embutiram seus valores para apostar em empresas que se destacavam em responsabilidade social e excluir os seus investimentos de empresas que estavam contribuindo com a Guerra do Vietnã.

Em 1977, outro importante marco para o movimento ESG foi dado: Leon Sullivan, reverendo e líder de direitos civis norte-americano, desenvolveu um código de conduta para as empresas, apelidado de Princípios de Sullivan.

Esses princípios foram criados para promover a responsabilidade social corporativa e aplicar pressão econômica na África do Sul em resposta, na época, ao sistema de segregação racial do Apartheid. Décadas depois, em 2000, as Organização das Nações Unidas (ONU) adotam uma versão atualizada do código de conduta corporativa de Sullivan para empresas para fundar o Pacto Global, lançado pelo então secretário-geral Kofi Annan.

O programa da ONU é o principal instituto global de consolidação da integração da governança ambiental, social e corporativa nos mercados de capitais. A iniciativa cunhou pela primeira vez o termo Investimento ESG em 2005, com a publicação Who Cares Wins.

 

Por que é relevante aos negócios?

Em sua carta anual para CEOs, a BlackRock, a maior gestora de investimentos do planeta com mais de US$ 7 trilhões sob gestão, anunciou uma série de iniciativas para colocar a prática de investimentos sustentáveis no centro da construção de carteiras e da gestão de risco. Uma mensagem clara de que removeriam investimentos em empresas com alto risco ambiental como, por exemplo, usinas térmicas a carvão.

 

O que é ser uma empresa ESG?

As práticas ESG vêm influenciando cada vez mais nas tomadas de decisões dos investidores. Os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa) estão presentes nas discussões no mercado de capitais, ou seja, o que antes era tendência, agora é realidade.

Ser uma empresa ESG significa que essa empresa não é apenas comercial, mas realmente tem uma estrutura empresarial focada no mercado.

 

Por que vale a pena para uma empresa ser ESG?

Cada vez mais as empresas estão sendo convocadas a participar ativamente da aceleração de mudanças que são entendidas como necessárias em nossa sociedade.

Se nos anos 1960 não se preocupar com as externalidades que uma empresa causava ao meio ambiente era algo aceitável e comum, hoje esse mesmo comportamento não é mais aceito pela sociedade, que sinaliza para o setor empresarial que ele pode e deve ser um incentivador de boas práticas de sustentabilidade.

Antigamente, quando uma empresa se instalava em uma região próxima a alguma comunidade carente, era entendido que ela não tinha nenhum tipo de responsabilidade em ajudar os moradores daquela comunidade a terem uma condição de vida melhor.

 

E como saber se uma empresa é de fato comprometida com as políticas de ESG?

Existem muitas formas de analisar qual é o comprometimento de uma empresa com as políticas ambientais, sociais e de governança. Pois o que é medido é gerenciável. Não basta dizer que é, hoje com sistema de gestão e tecnologia os dados são gerenciados e mostrados.

É o que a Borelli Academy faz com o seu software de gestão empresarial ERP com CRM – Marketing Hunt.

 

Como implementar no meu pequeno negócio?

O primeiro passo é entender que estas práticas já acontecem em grandes empresas.

Como a metodologia TPM que tem seus pilares. TPM significa: Total Productive Maintenance é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM. A letra “T”, de “Total”, significa o envolvimento de todos os empregados. Um dos seus pilares é o  

Pilar SHE – Safety, Helth e Enviroment (Segurança, Saúde e Meio Ambiente).

O ESG contém três pilares e dentro de seus pilares suas frentes.

 

Porém, para implantar qualquer uma destas gestões, é necessário um(a) empreendedor(a) com um Mindset Ampliado na Gestão Empresarial, reforçando e muito o G do ESG que significa Governança que nada mais é do que GESTÃO EMPRESARIAL.

Aqui na Borelli Academy os pequenos negócios passam a ter essa mentalidade a partir do momento que adentram ao nosso programa de desenvolvimento empresarial CLUBE 360ºo pequeno empreendedor, passa a ter uma visão ampliada dos negócios através de um mapa estratégico empresarial que contém tando o Meio Ambiente como a Gestão de Pessoas, ou seja, antes de dizer que é uma empresa ESG, seja realmente uma empresa ESG vivendo a gestão empresarial, que naturalmente olhará para isso nos negócios.

 

Quando você vive o que precisa ser feito na gestão empresarial, o resultado é uma Cultura Empresarial de grandes empresas, ainda que em estágio menor. 

 

ESG é possível para pequenos negócios, desde que seus empreendedores se tornem grandes em gestão.

 

Transformamos Empreendedores em Gestores Empresariais, vamos começar?

Clube 360º

Marketing Hunt

Mentoria X

 

Who cares wins in the brave world of ESG – 

Quem se importa vence no bravo mundo da ESG

 

Fontes:

https://sbsrj.org.br/o-que-e-esg/

https://www.linkedin.com/pulse/tpm-pilar-she-na-pr%C3%A1tica-juliano-almeida/?originalSubdomain=pt

https://blog.aaainovacao.com.br/esg/#:~:text=Qual%20%C3%A9%20a%20origem%20do,ESG%20aos%20mercados%20de%20capitais.

https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/a-era-do-esg-investimentos-e-negocios-alem-do-lucro/

https://conteudos.xpi.com.br/internacional/relatorios/esg-investimentos-sustentaveis-e-rentaveis/

https://conteudos.xpi.com.br/internacional/relatorios/esg-investimentos-sustentaveis-e-rentaveis/

https://www.viniciusghise.com.br/blog/esg-agencia-de-comuniacao-digital-especialista/

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/gestao/o-que-e-esg-e-por-que-sua-industria-precisa-conhecer

https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep1005_0803.pdf

 

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.