Search
Close this search box.

Como utilizar o Nudge nos Negócios?

Compartilhe este post

Empurrão

 

O que é o Nudge?

“Nudge” (termo da língua inglesa que, em tradução livre, significa “empurrão”) é um conceito também conhecido no Brasil como “Teoria do Incentivo”.
Como um ramo da economia comportamental (estudos realizados pela economia em conjunto com a psicologia), trabalha as técnicas de persuasão no universo financeiro.
Todas as decisões que tomamos em nossas vidas são de certa forma influenciadas pelo meio que nos cerca. Saber usar esses meios para influenciar decisões é um dos ramos da economia chamado de Nudge.

Tira do Colo

Aqui na Borelli Academy falamos muito em TIRAR DO COLO, ou seja, faz o que precisa ser feito. E é aí que o Nudge atua, pois são ações que facilitam ainda mais o cliente tomar decisões para fazer o que precisa ser feito.
Eu iniciei este estudo em 2023, porém, agora em 2024 que estou mais engajada nesta temática, até porque é algo simples, mas complexo.
Entao para o Nudge acontecer de fato, outras coisas precisam acontecer.

Como implantar nos negócios?

Praticamente é aplicar o método PDCA porém em cada etapa do processo.

1º Definir os processos de uma solução (por exemplo);

2º Analisar as lacunas comportamentais deste processo, ou seja, onde as pessoas enroscam?

3º Mapear “gaps” (lacunas) comportamentais x possíveis soluções (aqui é realmente uma parte investigativa);

4º Implantar e Verificar a eficácia (em algumas situações será possível medir, mas também existem melhoras qualitativas);

5º Replicar o processo e oficializar.

 

Como fazemos na Borelli Academy

Além de seguir os passos acima, atualmente a nossa solução Marketing Hunt tem diversas etapas onde o cliente vai avançando no processo, por isso atualmente vamos fazendo diversas análises para melhorar a experiência do cliente com a solução, então nosso Nudge está mapeado na área do Customer Success.

Vamos vivendo as etapas dos processos juntamente com os clientes e observando onde possuem mais dificuldade, porém, nem tudo é Nudge.

Em muitos casos o cliente não está realizando determinada ação porque falta habilidade, em outros casos está na inércia comportamental, então o Nudge facilita o fluir das coisas, mas para fluir ou ver onde precisa fluir, é necessário ter um começo das coisas.

Ainda estamos em andamento com este aprendizado, mas já realizados diversas ações.

 

Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

1º Summit Borelli Academy 2024

1º Summit da Borelli Academy – Year Hunter Um summit é um evento que reúne profissionais, especialistas ou líderes de um setor específico para: Discutir

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.

Abrir bate-papo
Quer conhecer o Marketing Hunt?