Search
Close this search box.

Como surgiu a frase Amor, Ordem e Progresso na bandeira do Brasil?

Compartilhe este post

É desafiante para um negócio encontrar os seus valores empresariais. Principalmente quando você está em fase inicial. Mas, desde o começo da Borelli Academy tinha o foco da gestão, e gestão traz ordem. Porém, ao me deparar há algum tempo com o significado da frase que estampa a nossa bandeira ORDEM E PROGRESSO, fez todo o sentido.

Então fiz pesquisas para entender, porém, decidi escrever um artigo para deixar aqui no BLOG para ter onde correr quando quiser relembrar.

AMOR, ORDEM E PROGRESSO estes são os pilares do nosso trabalho.

 

De onde vem a expressão “Ordem e Progresso”?

Ela foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República do Brasil.

O lema “Ordem e Progresso” encontra-se escrito na Bandeira Nacional do Brasil idealizada por Raimundo Teixeira Mendes (porém foi influenciado por Miguel Lemos – seu cunhado) e desenhada pelo artista Décio Villares, com a fundação da República brasileira por Benjamin Constant.

Quatro dias após a proclamação, no dia 19 de novembro, Teixeira Mendes apresentou ao governo provisório, por meio do Ministro da Agricultura, o também positivista Demétrio Ribeiro, um projeto de bandeira nacional republicana, em substituição ao projeto anterior, cópia servil da bandeira estadunidense (apenas com as cores trocadas). Esse projeto atualizou a bandeira imperial, mantendo o verde e o amarelo – indicando com isso a permanência da sociedade brasileira – e substituindo o brasão imperial pela esfera armilar com uma idealização do céu do dia 15 de novembro e o dístico “Ordem e Progresso” (da autoria de Augusto Comte) – indicando a evolução para um regime político aperfeiçoado e o espírito que deveria animar esse novo regime. O projeto foi prontamente aceito.

A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte e John Stuart Mill no século XIX.

A essência da expressão era propor a evolução da sociedade de forma organizada. Posteriormente acabou por assumir um caráter de busca pela fraternidade e evolução da nação.

Seu significado é:

– O Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas.

– A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo.

– O Progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem.

 

Quem foi Auguste Comte?

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um filósofo francês que formulou a doutrina do Positivismo. Ele é considerado como o primeiro filósofo da ciência no sentido moderno do termo. Comte também é visto como o fundador da disciplina acadêmica de Sociologia. Comte cunhou o significado da palavra altruísmo.

Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca “ver para prever, a fim de prover” – ou seja: conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.

 

Quem foi John Stuart Mill?

Foi um filósofo e economista britânico. É considerado por muitos como o filósofo de língua inglesa mais influente do século XIX.

É conhecido principalmente pelos seus trabalhos nos campos da filosofia política, ética, economia política e lógica, além de influenciar inúmeros pensadores e áreas do conhecimento.

Os métodos de Mill são cinco métodos de indução descritos pelo filósofo John Stuart Mill em seu livro A System of Logic, de 1843. Esses métodos objetivam lançar luzes sobre o estudo da causa dos fenômenos.

 

Quem foi Raimundo Teixeira Mendes?

Foi um filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana.

A importância de Teixeira Mendes reside na sua vigorosa e contínua atuação política, filosófica, social e religiosa, baseada nos princípios propostos pelo filósofo francês Augusto Comte, isto é, no Positivismo, em sua versão religiosa (a Religião da Humanidade). Assim como o companheiro, amigo e, a partir de certa altura, cunhado Miguel Lemos, Teixeira Mendes inicialmente aderiu à obra estritamente filosófica de Comte, ou seja, ao “Sistema de Filosofia Positiva”, recusando o “Sistema de Política Positiva”.

Enquanto Miguel Lemos era o Diretor da Igreja, Teixeira Mendes tornou-se seu vice-Diretor. Ele inspirou a Consolidação das Leis do Trabalho de Getúlio Vargas.

Na Borelli Academy adotamos os indicadores AMOR, ORDEM e PROGRESSO em nosso sistema de Gestão Empresarial ESG – Marketing Hunt – isso porque sem amor, sem ordem e sem progresso, nenhum negócio acontece.

Fontes:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/de-onde-vem-a-expressao-ordem-e-progresso/

https://noticias.r7.com/hora-7/segredos-do-mundo/ordem-e-progresso-qual-a-origem-o-autor-e-o-real-significado-do-termo-21062019

https://www.significados.com.br/ordem-e-progresso/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_e_Progresso

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.