Search
Close this search box.

O que é Gestão do Conhecimento Empresarial?

Conhecimento Empresarial

Compartilhe este post

O Conhecimento Empresarial é o capital intelectual de uma empresa.

 

Para a gestão do conhecimento acontecer em nível empresarial, ela deve nascer em nível pessoal, por isso vamos focar o artigo nesta linha de raciocínio.

 

Ingredientes para a Gestão do Conhecimento Empresarial:

1 – Autogestão pessoal;

2 – Autogestão empresarial;

 

Quando a pessoa aprende, ela precisa acessar as informações. 

Começando muitas vezes na informação teórica, estes dados muitas vezes são registrados em folhas, cadernos, ou formas online isoladas do negócio. Estas informações, são ingredientes importantes para o contexto do conhecimento, porém, perdemos muitas coisas pelo caminho, porque não é apenas o aprender, mas o acesso à informação que precisa ser otimizada.

Na Borelli Academy os conhecimentos que ofertamos aos nossos alunos já estão organizados para serem acessados, mas existem os conhecimentos de cada negócio.

Para resolver isso tanto em nossa rotina pessoal quanto na empresarial, criamos uma gestão do conhecimento empresarial em nosso Sistema de Gestão Empresarial – Marketing Hunt.

Livro: A Quinta Disciplina – Peter Senge

Além do nosso propósito educacional ser natural, estamos sempre acessando o conhecimento que lapida a Borelli Academy para que seja eficiente na entrega das soluções e na experiência do cliente, então também somos aprendizes o tempo todo.

Neste artigo quero destacar um livro que tem muito a nos ensinar sobre Empresas que Aprendem e que nós da Borelli Academy adotamos em nosso DNA empresarial. No Livro o autor que é formado em Gestão Empresarial pelo MIT, traz uma carga de informação necessária que desperta o Gestor Empresarial para a importância da gestão do conhecimento nos negócios.

Livro: A quinta disciplina
Livro: A quinta disciplina

Ou seja, a necessidade individual, é transferida para o empresarial. Por isso temos essa gestão em uma de nossas soluções.

“As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”

 

Gestão x Habilidade

Mesmo tendo em nosso sistema de gestão empresarial Marketing Hunt, uma gestão do conhecimento da qual simplificamos para SKILLS, não isenta do empresário desenvolver a habilidade de estudar, de melhorar o seu processo de estudo. Por isso dentro do Clube Skills que é uma solução focada apenas em desenvolvimento de habilidades, temos um curso que se chama: Aprendendo a Aprender.

São elementos distintos, mas complementares. Que somados geram um resultado melhor.

 

Benefícios da Gestão do Conhecimento Empresarial

Se você é empreendedor individual, uma pessoa por si só tem o seu capital intelectual. Que quando organizado, você tem acesso ao conhecimento aprendido porque registrou em um sistema de gestão.

Agora, imagina quando você tem um colaborador. Além, do mesmo poder acessar aprendizados já registrados, pode acrescentar conhecimentos.

Na internet temos algo semelhante que já acontece que é o Wikipedia, é uma central de conhecimento onde os usuários podem contribuir.

 

Benefícios:

  • Compartilhar o conhecimento diminui a curva de aprendizagem;
  • O conhecimento é uma vantagem competitiva;
  • Promove a autogestão empresarial;
  • Velocidade para alcançar os objetivos;
  • Torna empresas admiráveis.

 

pix-de-conteúdo
pix-de-conteúdo

 

Deixe um comentário

Cadastre-se agora!

Se inscreva em nossa NewsLetter

Fique atualizado(a) e por dentro de tudo o que acontece nos negócios

Outras postagens

Circuito das Habilidades (Skills)

Estamos na Era da Inteligência Artificial, mas precisamos nos lembrar que temos a nossa Inteligência Natural a ser moldada.  Mas, para moldar a nossa Inteligência

Empreendedorismo na Maturidade

‘Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha’   Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por

Borelli Academy

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.