Nossa Jornada

Confira a nossa linha do tempo como um placar entre EMPREENDER X NECESSIDADES que mostra onde estava o nosso foco nos anos que se passaram para chegarmos até o presente ano e também a trilha sonora que mais marcou cada ano para você sentir a vibe de cada ano enquanto faz essa caminhada na NOSSA JORNADA.

Claro que é o resumo do resumo, mas já dá para você ter uma noção de tudo que vivenciamos até chegar aqui!

Empreendedorismo 0 x Necessidades 1

01

2012 Limeira - sp

01

2012 Limeira - sp

A matéria do

EMPREENDEDORISMO

ME PICOU!

EMPREENDEDORISMO ME PICOU!

Já estava há quase 10 anos na área de Segurança do Trabalho, será que seria meu destino trabalhar por anos na mesma área? Mesmo tendo feito faculdade de Gestão em RH, a minha experiência sempre foi nesta área, tornando o meu curriculum uma sentença (afinal em entrevistas o que é sempre visto é a sua experiência e nunca suas aspirações), mas não estava mais feliz, sentia que faltava alguma coisa, tinha ideias, queria ir além, e só tinha uma pessoa que deveria agir: EU. Neste ano vi a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios com o tema: Adeus, chefe! E pensei, porque não?

Estava com baixa autoestima, sem perspectivas, pedi demissão de uma empresa multinacional, pois queria me reencontrar. Guardo a revista até hoje.. Pedir demissão não foi fácil. Será que dou conta? Será que consigo? Será, será, será?

Vamos ver…

Foi o ano em que minha avó materna faleceu.

Aperte o Play - Trilha sonora: Paradise - Coldplay

Empreendedorismo 1 x Necessidade 1

Quem pensa

ENRIQUECE

Eu vivi muito tempo num cenário controlado, sair deste cenário me trouxe liberdade para pensar. O problema era que não sabia o que fazer (risos). Estava com uma bagagem de conhecimento imensa, porém, não sabia o que fazer com tudo aquilo. Então na minha primeira experiência como “empreendedora” decidi resgatar as habilidades gráficas e saí ofertando meus serviços no bairro onde morava. Pensa num frio na barriga. Por ter feito Técnico em Publicidade e Propaganda achei que seria tranquilo, mas não foi. Logo as contas começaram a chegar e o desespero apareceu, e agora?

Resultado, curriculum nas mãos e lá vou eu buscar recolocação. 

Voltei para o mercado numa empresa que me deu a possibilidade de viajar para o nordeste, eles queriam que eu criasse um sistema de gestão na segurança do trabalho e eu amava isso. 

Porém, a semente do empreendedorismo já estava dentro de mim, só precisava ser regada. Neste meio tempo fui atrás de uma ex colega de trabalho para ver se ela topava começar algo juntas e ela topou, aí nasceu a CAIXA DE TREINAMENTOS, porque a princípio iríamos vender só treinamentos. 

Numa das viagens pela empresa, tive que fazer escala, saí da BA, pousamos em MG, ES e depois RJ, eu estava exausta, voos diretos estavam mais caros e quis economizar.

Aquilo para mim foi a gota d’água. Fiquei umas 12h no aeroporto do RJ aguardando uma conexão, para aproveitar este tempo, comprei um livro: Quem pensa enriquece, não conhecia, nunca tinha ouvido falar, fiquei entre ele e um outro livro, este era mais caro, mas parecia que eu tinha visto “luzinhas” sobre ele. Comprei, sentei, li e cheguei com o machado nas mãos, cortando tudo o que estava me impedindo de saltar. Napoleão Hill se tornou o meu mentor desde então.

Aperte o Play - Trilha sonora: David Guetta - She Wolf

02

2013 Limeira - sp

Empreendedorismo 2 x Necessidades 1

03

2014 Limeira - sp

MEU DAY 1

O tempo passa rápido né?

Eu decidi focar 100% nos negócios, porém, fomos percebendo que não sabíamos ao certo o que estávamos fazendo. Não demorou muito para a minha sócia voltar ao mercado, mas eu tinha um sexto sentido, e comecei a me questionar: o que é preciso para ter um negócio? 

Então, comecei a buscar por pessoas que ensinam sobre negócio, encontrei um mentor em São Paulo/SP que foi muito solícito em me ajudar a entender um pouco mais sobre o mundo dos negócios, fui para São Paulo, ele veio para Limeira também. 

Fui ao Sebrae, comecei a estudar de forma autônoma e percebi que faltava um método para isso, comecei a montar o meu, e comecei a resgatar conhecimentos que já tinha com as empresas, com minhas formações, tinha em mãos um procedimento que comecei a seguir. Por conta dos estudos nos negócios, nesta época ter uma página empresarial no Facebook era essencial, como eu já entendia um pouco de marketing e de informática, ficou fácil entender o mecanismo, porém, percebi que essa era uma dificuldade de muitos empreendedores que estava tendo contato e decidi fazer um workshop sobre o Facebook para Negócios, daí surgiu os meus primeiros clientes, o networking que eu precisava para os meses seguintes.

Eu não deixei de dar treinamentos, porém o foco tinha mudado para os negócios. Eis que uma luz surgiu. Eu estava enxergando o que muitos, talvez por tempo e experiência em grandes empresas não tinham. A visão macro nos negócios. Foi o ano em que abri o meu primeiro CNPJ.

Aperte o Play - Trilha sonora: Meghan Trainor - All About That Bass

Empreendedorismo 3 x Necessidades 1

Feira de

Empreendedorismo

Logo após enxergar possibilidades diferentes, aluguei um escritório no centro comercial de Limeira junto com um pessoal e criamos um pequeno coworking. Para testar minhas teorias, tinha que dar um salto quântico. E quando percebi que evento era uma forma de validar tudo, quis fazer uma feira de empreendedorismo em Limeira com a ajuda de pessoas do networking que tinha feito quando fiz o workshop do Facebook. Pensa num trabalho que foi fazer este evento, fui na feira de SP, conversei sobre a ideia com o superintendente do Sebrae na época, o Sebrae apoiou o evento, enviou consultores, foi lindo e terrível ao mesmo tempo. Porque eu consegui trazer diversos expositores de SP, o problema era que não tínhamos caixa para a publicidade e mesmo que o evento tenha acontecido em um shopping não teve muito movimento. 

Havia mais pessoas de SP do que de Limeira no evento. Foi nesta época que eu adotei um mantra interno quando o caos aparece: Logo isso se tornará passado. Mas, olhando a parte boa do evento, minhas teorias foram confirmadas. Fiz muito networking e decidi focar na educação empreendedora. Começando pela minha. Criei um mapa estratégico mais definido.

Aperte o Play - Trilha sonora: Justin Bieber - What do you mean?

04

2015 Limeira - SP

Empreendedorismo 4 x Necessidades 1

05

2016 Limeira - SP

Nasce o Mapa

ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

Aquele procedimento do qual tinha rascunhado e estava seguindo, me deu um norte, segurança e assertividade. Porém, a minha maior lacuna era a fase em que eu estava. 

Com o mapa você reconhece rapidamente onde está e para onde deve ir, porém, na prática disso requer habilidades que eu ainda não tinha e recursos que ainda não conseguia investir. 

Eu comecei a divulgar este trabalho, tive bastante alunos, porém, era como um diagnóstico, o que as pessoas iriam fazer depois daquilo, engavetar? Na segurança do trabalho existem alguns documentos que literalmente falam para o empresário o que ele deve fazer em sua empresa, trabalhei em uma empresa de consultoria, e sei que muitos engavetam o documento, só querem aqueles documentos para cumprir a legislação. Estava vendo o mesmo cenário, porém em contexto diferente. 

E eu não queria isso para as pessoas, nem elas sabem o que querem, mas eu queria algo mais profundo e precisava criar isso. Ter feito o mapa de vários empreendedores me mostrou um cenário que sinceramente eu não queria entrar: bloqueios pessoais. Eu já havia realizado um diagnóstico pessoal para mim para que eu começasse a consertar, porém, enxerguei que isso afetava e muito os negócios, então criei um processo em paralelo para que as pessoas pelo menos enxerguem seus bloqueios, desenvolvam habilidades que ajudam na condução de um negócio e enfim o negócio.

Aperte o Play - Trilha sonora: Justin Bieber - Sorry

Empreendedorismo 4 x Necessidades 2

Recuo

Despacito

Depois de 2015 e 2016 eu tinha um novo cenário em mãos, diferente do ano anterior já tinham pessoas que buscavam pelo meu trabalho. O problema era que não sabia mais o que estava fazendo, treinamentos, mentoria, em quê? Negócios? Desenvolvimento Pessoal? O nome Caixa de Treinamentos já não fazia sentido.

Meu faturamento até então era pequeno para me manter no escritório, aluguei metade da casa de uma outra casa de uma cliente. Lá montei uma salinha e comecei a atender.

Confesso que estava cansada, mesmo com um mapa nas mãos, a construção de um negócio se tornou mais sério, os anos foram passando, minha carteira de trabalho já começa se tornar negativa para uma entrevista e eu perdida novamente. Como eu não entendia dos ciclos empresariais, o que estava acontecendo comigo fazia parte do meu ciclo. Vida pessoal e profissional bugadas. Mudei de casa novamente, na rua Brasil em Limeira/SP. Foi uma época em que foquei muito mais no meu espiritual, passei por constelação familiar, mergulhei em meus bloqueios para me superar. Divulguei o meu negócio no linkedin, um Engenheiro de Segurança no Trabalho viu o meu perfil e me ofereceu um trabalho temporário que estavam precisando num projeto no RJ. Como eu tinha CNPJ e não estava em busca de trabalho fixo, um trabalho temporário iria bem.

Pensa num trabalho que salvou minha vida financeira naquela época. Deus é bom o tempo todo. Fui para este trabalho e foi o tempo que precisava para  tomar uma decisão.

Aperte o Play - Trilha sonora: Luis Fonsi - Despacito

06

2017 Limeira - sp

Empreendedorismo 4 x Necessidades 3

07

2018 De Limeira - SP para Cosmópolis - SP

MEU ANO

SABÁTICO

Acredito que fiquei em Limeira por uns 13 anos. Eu amava morar lá, mas acredito que saturou demais após a feira de empreendedorismo. Então decidi voltar por um tempo para Cosmópolis, queria repensar tudo, voltei primeiramente na casa da minha mãe. O meu quinto ano, o ano que a maioria das empresas quebram. O ano de perseverança no ciclo empresarial me fez retornar às minhas origens.

Voltei para ficar um ano para organizar minhas ideias, voltei para a academia. Mas, quem empreende uma vez, não consegue deixar de fazer isso. Eu ainda tinha tudo, só não estava dando mais foco. Aí surgiu uma nova proposta de um projeto com a empresa que me contratou no ano anterior, e era para a cidade de Paulínia (que fica ao lado de Cosmópolis), certamente que eu aceitei. O financeiro era muito bom, porém, o projeto consumiu o meu foco e atenção 100%. Eu limpei muitas dívidas que foram ficando no passado, e como estava trabalhando com gestão na segurança do trabalho, tudo aquilo que vivi e estava vivendo foi arsenal para minhas ideias voltarem com força total, eu queria empreender, mas queria definir a solução que não estava tão clara ainda. Então, como num piscar de olhos eu fiz a pergunta: – Qual a única coisa que você acredita que o mercado precisa e você sabe fazer e muitas pessoas não e que você levaria alguns anos da sua vida para construir?

R: Gestão

Comecei a definir o que queria no meu negócio:

1º que fosse 100% online;

2º foco no empreendedor;

3º que os métodos sejam adquiridos para terem uma educação que transforma;

4º tem que ter tecnologia.

Aperte o Play - Trilha sonora: Vitor Kley - O sol

Empreendedorismo 5 x Necessidades 3

E nasce a

Borelli Academy

Como eu já tinha experiência com gestão e experiência em empreender, criar um negócio do 0 foi mais rápido. As soluções ficaram mais claras, ainda tinham que ser lapidadas, mas uma em especial precisava nascer o quanto antes, pois como tinha um mapa estratégico já sabia onde o impasse iria estar. Eis que nasce o MARKETING HUNT, um software de gestão empresarial. Montei um protótipo em excel e contratei uma empresa para fazer a programação. Estava num processo de desapaixonar e construir um negócio, estava inclusive passando por terapia. 

Eu aprendi em 2019 que a nossa maior força está na nossa fraqueza, tudo bem perder, tudo bem não conseguir segurar a barra sozinha, tudo bem cair, tudo bem não ser escolhida. O problema é ficar no chão. Recomeçar a empreender com a Borelli Academy foi o meu resgate existencial. Voltar a divulgar o negócio enquanto se levanta é arriscado, as suas necessidades estão acima das necessidades do cliente, então isso soa um pouco como “desespero” para vender, e as pessoas não estão nem aí com os seus problemas pessoais, acredito que retomar é desafiante pra caramba, pois não era apenas um recomeço de um novo negócio, mas de novos clientes, praticamente do zero. E graças a Deus, alguns me disseram SIM. 

2019 foi o ano de eu renascer das cinzas, eu conheci a minha pior versão e escolhi a minha melhor parte, e eu me perdoo por isso. Precisava retomar a minha vida e aluguei uma casa em Cosmópolis/SP para recomeçar os negócios.

Aperte o Play - Trilha sonora: Daniel Berg - Até Que Eu Não Consiga Mais Ficar De Pé

08

2019 Cosmópolis - SP

Empreendedorismo 5 x Necessidades 4

09

2020 Cosmópolis - SP

Uma Pandemia no

meio da nossa jornada

Agora vai…

Peraí… Uma pandemia? Sério?

Respira e não pira.

Meses antes da pandemia estourar, havia gravado um vídeo para os clientes com a temática SE PREPARE PARA O CAOS. Como trabalhamos com transformação e gestão que exige uma antecipação de ações, sabemos que aqueles que mais se organizam passam pelo caos com mais “facilidade”. Quando a pandemia estourou, muitos negócios sucumbiram inclusive os negócios de nossos clientes, porém, na pandemia nosso faturamento aumentou, isso porque fomos o porto seguro para muitos clientes. Como já trabalhávamos Home Office, como já tínhamos uma gestão de rotina, muitos deles precisaram aprender com a gente. Essa é a prova de que GESTÃO reduz o CAOS.

Trabalhamos bastante em 2020. Com o silêncio da rotina, muitos repensaram suas vidas, inclusive nós. Se você está acompanhando até aqui, perceba que cada ano é um degrau, um desafio e uma vitória.

Aperte o Play - Trilha sonora: Oceans (Where Feet May Fail) - Hillsong United

Empreendedorismo 5 x Necessidades 5

1ª Investidora Anjo

O ano começou como um alívio mental de que saindo do calendário de 2020 as coisas iriam mudar em nível de pandemia, porém, uma nova onda e todo um cenário que já sabemos. E dessa vez, o caldo da onda me atingiu. Minha família me deu um suporte tremendo nesta fase.  Sete dias internada com Covid, uma semana focando apenas em RESPIRAR. E foi o que eu fiz, não pensava em mais nada, apenas sobreviver aqueles dias.

Se eu tive medo de morrer?

Na verdade, tive medo de não ter vivido tudo o que eu podia. Após estes dias eu me senti renascendo das cinzas novamente. Em casa foi como ter acessado um download divino, eu reconfigurei todas as minhas soluções, repensei toda a minha vida e decidi avançar sem pipocar. E enxerguei que estava num platô e precisava avançar no mercado, pesquisando na internet por um mentor que eu pudesse começar a seguir, encontrei o programa CDR do Pablo Marçal, era tudo o que eu precisava naquele momento e mesmo sem verba, fui na fé, pedi para uma amiga emprestado o seu cartão de crédito e investi. Como já diziam os antigos, quando o discípulo está pronto, aparece o mestre. Entre um movimento e outro, no final de 2021 recebemos a proposta de um investimento anjo, tudo o que precisávamos naquele momento para avançar. E antes de começar a fazer os investimentos no negócio, precisei focar em limpar o terreno do passado, limpar para fluir.

Aperte o Play - Trilha sonora: Lewis Capaldi - Before You Go

10

2021 Cosmópolis - SP

Empreendedorismo 6 x Necessidades 5

11

2022 Alphaville Barueri - SP

Nova ambiência

Mudando para Alphaville

Evoluir requer tomada de decisões e na sequência agir. 

“Naqueles dias que haviam gigantes na terra… éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos, e éramos gafanhotos aos olhos deles”.

O processo que eu vivi e você também vive é o molde para que você e eu possamos continuar. 

Construir um negócio é um projeto de longo prazo que pode ser bem desafiante se você estiver sozinho(a).

Nós passamos pelo processo para facilitar a sua passagem por ele, pois aqueles que vivem o caminho, podem ensinar muito melhor sobre a caminhada.

Nós chegamos em um outro nível para ir mais além, e podemos trazer a sua vida e o seu negócio para o mesmo patamar que hoje estamos.

Desde que você se abra para o seu melhor!!!

Estamos vivendo o nosso melhor para alcançar o extraordinário.

Se você também quer viver isso, vem com a gente!!!

Aperte o Play - Trilha sonora: Imagine Dragons - Believer

QUEM SOU EU

Suellen Borelli

Gestora Empresarial

Formações:

  • Técnico em Publicidade e Propaganda pelo Senac;
  • Técnico em Segurança do Trabalho pelo Senac;
  • Gestão em Recursos Humanos pela UNIP;


Formações por escolha (heutagógicas):

Autodidata e polímata

  • Educação Empreendedora;
  • Gestão do tempo, financeira, projetos, rotina;
  • Gestão do autoconhecimento e inteligência emocional:
  • Gestão Empresarial;
  • Gestão em Marketing;

 

Entre outras.

Trabalhei no mundo corporativo por mais de 10 anos. Empresas como Nestlé, Ajinomoto, TRW e outras de menor porte. Dia 5 e dia 20 garantido, porém, em dado momento eu não sabia mais quem eu era neste mundo e me vi perdida em mim mesma. Se eu não estava bem, nenhum lugar era bom.

Eu nunca sonhei em empreender, mas, quando comecei, percebi a liberdade que tinha de criar soluções que transformam pessoas. Porém, antes que eu pudesse oferecer soluções para outras pessoas, estas mesmas soluções primeiramente deveriam me transformar.

O que eu trouxe de essencial das grandes empresas é que desenvolvimento de pessoas é essencial para gerar resultados na vida das pessoas e sustentar ecossistemas empresariais, porém, para isso funcionar é preciso ter processo, método e gestão. 

Transformar isso em solução a ser adquirida é o desafio e é isso que é empreender, criar, explorar o mercado, educar as pessoas e Kaizen.