Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigos

Quer um emprego?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Quer um emprego?

Foque no seu curriculum

Quer um emprego?

Se você está em busca de um NOVO EMPREGO este artigo é para você. Para muitos podem ser uma jornada.

Esteja preparado(a)!

1º Passo: O curriculo é a chave para abrir a porta da entrevista - Tenha um curriculo estruturado em mãos. Este é o primeiro passo.

Se você está prestes a fazer uma entrevista, é porque o seu curriculum abriu as portas.

Se você não sabe como organizar, quer melhorar o seu curriculo, você tem uma opção:

Nós prestamos serviço para você: 19 999520646 ou contato@borelliacademy.com.br

 

2º Passo: Entregas e envios de curriculos. 

Digamos que aqui você vai precisar de logística. Faça uma lista de lugares que você quer/precisa trabalhar e comece (no mínimo 10 empresas). Lembre-se que deve entregar em locais que estejam conforme o objetivo do seu curriculum. Se prepare para "disparar".

Além de listar os locais, tente seguir este roteiro:

Dica: pegue um caderno para fazer as anotações da empresa, assim você estará controlando este processo.

1 - Pesquise na internet sobre o local e consiga um telefone da empresa e endereço.

2 - Ligue na empresa e pergunte qual e-mail para enviar um curriculum (tente descobrir o nome do responsável pelo recrutamente e seleção - se a empresa for pequena provavelmente o contato é o/a proprietário(a).

3 - Entregue o curriculum também presencialmente. 

Obs.: Atenção a sua vestimenta para entrega de curriculos, opte sempre por uma roupa neutra.

4 - Caso a empresa tenha um site, cadastre seu curriculum no campo TRABALHE CONOSCO, caso no site da empresa não tenha isso, paciência.

Bom, elimine todas as possibilidades de entrega. Essa é a sua parte.

 

3º Passo: Entrevista.

Como passar em uma entrevista?

Existem muitas variáveis. Depende do perfil que a empresa está buscando (o seu curriculo pode até ser muito bom, mas não é o perfil que ela busca). Depende do recrutador também, enfim, diversas situações.

Por isso devemos focar no que está em nossas mãos. Vamos lá:

a - Atendimento da ligação

Se você está enviando o seu curriculo para o mercado, fique preparado(a) para receber uma ligação. Ou seja, cuidado com a forma que atende o telefone, informe as pessoas da casa. Isso deveria ser um hábito para qualquer ligação, mas infelizmente temos que alertar. Muitas pessoas atendem o telefone de forma grosseira. Cuidado!

 

b - Se prepare para a entrevista

Caso a sua entrevista já tenha sido agendada, você deve:

- Conhecer a empresa - caso você saiba o nome da empresa que irá fazer a entrevista, pesquise sobre ela. Entre no site, saiba o que ela faz.

- Imprima um CV extra (leve um curriculo com você).

- Leve a carteira de trabalho (pode acontecer do recrutador perguntar sobre a mesma).

 E mesmo que a sua entrevista não tenha sido agendada, deixe já separo os passos citados acima como já estivesse pronto(a) para ser entrevistado(a).

Ah e DESLIGUE o celular.

c - Vestimenta

Cada pessoa tem um perfil. Mas normalmente empresas possuem uma linha mais básica e formal para contratação de pessoas, mesmo que você tenha o seu perfil, se vista com mais formalidade (calças lisas, camisetas lisas, poucos adornos). Menos é mais.

 

d - Logística

Chegue com 1h de antecedência se a entrevista for na mesma cidade. Nossa, tudo isso?!

Sim, evite atrasos na entrevista, este tempo fará com que você minimize possíveis incidentes no percurso. Caso a entrevista seja em outra cidade, antecipe-se mais ainda. E mesmo que chegar mais cedo, sem problemas, aguarde, respire. Ah, aproveita e DESLIGUE O SEU CELULAR (2º aviso)!

 

e - Verdade

Sim, você quer muito este emprego. E sim, talvez muitas empresas não estão preparadas para ouvir todas as verdades dos participantes. Responda apenas o que é perguntado, faça perguntas quando solicitado para fazer, mas seja sincero(a). Se você é capaz de mentir em uma entrevista, imagine quando estiver empregado. Se você quer um trabalho para ganhar dinheiro, existem diversas formas de se ganhar dinheiro além de trabalhar em uma empresa. Por exemplo: tenha o seu negócio próprio (o que também exige preparo).

Relaxe. Você precisa de um emprego e a empresa também precisa de você. É uma conversa apenas para uma troca: serviço x salário.

Quer um emprego?

f - Nome do recrutador e data de retorno

Uma coisa muito importante é saber com quem você falou. Por isso preste atenção no nome do seu recrutador(a), caso precise ligar pós entrevista. Se não for dito, pergunte uma data de previsão para dar o retorno.

Essa é uma falha das empresas: não dar feedback (retorno) para os candidatos excluídos. Pode acontecer. Por isso se não for dito, pergunte. Isso te ajudará a minimizar a ansiedade.

 

4º Passo - Pós entrevista

A empresa pode resolver uma contratação em 1 semana, 2 semanas, em dias. Aguarde o tempo que ela te passou. Se a vaga for sua, você receberá a ligação para a contratação ou para mais uma fase (sim tem empresas que possuem 2 ou até 3 fases). Se o tempo dado pela empresa excedeu, você pode ligar na empresa, ligue e diga que quer falar com a pessoa x (lembra-se do nome do recrutador(a)?).

E se a empresa não me der retorno mesmo ligando?

Infelizmente temos, empresas e empresas. Se ela não der atenção para você pós entrevista, ela que não te merece. Siga em frente.

5º Passos: Vaga garantida

Parabéns se você conseguiu. Agora começa uma outra jornada: EMPREGABILIDADE.

Caso não tenha dado certo, não desista, comece novamente.

O sucesso de ontem não é o sucesso do amanhã. Por isso, foque no seu desenvolvimento pessoal e no comportamento empreendedor.

Fazer parte de uma organização requer ajustes de conduta. Você sabe que conviver com pessoas não é tão simples, tem muitos conflitos em um mesmo espaço. Mas você precisa buscar o seu equilíbrio pessoal. E para isso, precisa focar em você. 

O que deu errado?

Vamos analisar o seguinte.

1º Curriculum - o curriculum é a chave, ele está te levando para entrevistas? Se sim, ele está ok (mas sempre dê uma olhada).

2º Entrevistas - você fez mais de 5 entrevistas e todas "deu ruim"? Melhor reavaliar este ponto. Aí precisa de ajuda com um especialista da área. Sempre é bom, alguém de RH.

Infelizmente, as empresas não tem o hábito de dar feedback para as pessoas que não passaram no processo sobre qual foi o ponto em que ela foi recusada. Se você quiser perguntar, pergunte sim. Mas dificilmente eles respondem. Porém, reflita. E comece novamente.

Convido a conhecer nossos cursos para desenvolver suas habilidades de gestão que darão um UP na sua carreira.

Cursos sugeridos:

Gestão de tempo

Gestão de metas

Gestão de aprendizado

Gestão financeira pessoal

 

Habilidades que todos devem desenvolver:

- Português - Gramática.

- Informática - pelo menos excel, word e power point.

- Saber pesquisar na internet.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quer um emprego?

Enviando Comentário Fechar :/