Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Serviços de gestão empresarial para pequenas e médias empresas 100% online

Artigos

Óreas - O Deus das Montanhas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Óreas - O Deus das Montanhas

Mitologia Grega

Por: Suellen Borelli

17 Junho 2020 às 23:01

Na mitologia grega temos ÓREAS, o Deus das Montanhas. Filho de GAIA - a Mãe Terra. As Montanhas são como ansiões.

Mas, por que falaremos sobre Montanhas?

Porque, essa será a temática do 6º Game Of Hunt (atividade extra do Marketing Hunt). E também, porque estamos no mesmo planeta que as montanhas, é bom saber o que acontece no mesmo Órbi rs.

Quando olhamos para uma montanha, vemos as histórisa do mundo, também podemos ver o grande, o desafio, um chamado. Fazendo uma analogia, a montanha representa projetos, desafios a serem superados. Então usaremos esta analogia para pensarmos de outra forma, e enxergamos em nosso cotidiano o que as Montanhas representam.

A mitologia grega nos trás arquétipos (modelos) que traduzem uma mensagem, um caminho, uma forma de lidar com as histórias que o mundo já vivenciou. Por isso, neste texto vamos entender mais sobre as montanhas e sobre a ação de explorá-las.

Se você perguntar para um alpinista ou um montanhista porque ele faz essa ação de escalar uma montanha, provavelmente você ouvirá um motivo da sua alma, é preciso ouvir com o coração o motivo que leva alguém a se expor ao perigo, indo em busca de superação. Porém, se analisarmos em nosso cotidiano, muitas vezes "escalamos" projetos ou muitas vezes não começamos nada com medo do insucesso. Em grandes alturas ou com os pés no chão, o que move o homem rumo aos seus objetivos, não é o medo, mas a necessidade de superação naquilo que ele se propõe a fazer. Seja escalar uma montanha, ou, arrumar a sua cama.

Vídeo de chamada para Hunter para a 6ª Gameficação do Marketing Hunt.

 

O Reino Mineral (As montanhas pertencem ao reino mineral)

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).

 

O mundo mineral também está em você!

Óreas - O Deus das Montanhas

 Tudo o que existe no mundo, também existe em nós.

No nosso corpo tem cálcio, fósforo, Enxofre, Magnésio, Potássio, Sódio, Cloreto, Ferro, Iodo, manganês, cobre, zinco etc, etc...

 

Agora, vamos falar de Montanhas.

O que é uma montanha?

Na Geomorfologia, a ciência do relevo, o conceito de montanha é qualquer massa terrestre com desnível topográfica acima de 300 metros. Como desnível topográfico ou Proeminência, entendemos a distancia altimétrica entre o cume e o colo mais alto que separa essa montanha de uma adjacente. Quando o desnível  topográfico for menor que 300 metros, ele é considerado um morro, quando estiver isolado e um subcume, quando este estiver ligeiramente próximo ao cume mais alto de um maciço (que é uma montanha com muitos cumes).

Óreas - O Deus das Montanhas

Proeminência = distancia altimétrica entre o cume e o colo mais alto que separa essa montanha de uma adjacente.

Em 1994, a União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) publicou uma lista mostrando quais eram as montanhas com altitude superior aos 4 mil metros nos Alpes. Levando em consideração critérios históricos e topográficos, esta respeitada instituição consideração que na grande cordilheira européia há 82 montanhas acima desta cota altimétrica. Em resumo, A UIAA considerou montanhas que não tem proeminência como montanhas apenas por que historicamente os montanhistas as consideram como tal.

Como se formam e do que são feitas as montanhas?

As montanhas são formas de relevo da superfície do planeta Terra, que se formam através de movimentos e acidentes geográficos. Esses acontecimentos são ocasionados, na maioria das vezes, por fenômenos vulcânicos e movimentações ocorridas entre as placas tectônicas situadas nas camadas internas do Planeta.

Como sabemos, a crosta terrestre não é contínua e lisa, mas que contém diversos recortes, que são conhecidos como placas tectônicas, que navegam e sofrem constantes movimentos/impactos entre si.

Quais são as maiores formações montanhosas?

As montanhas do Himalaia onde está localizado o Monte Everest, são consideradas as maiores formações montanhosas do mundo.

Óreas - O Deus das Montanhas

A formação teve como ponto de partida o encontro de duas placas tectônicas, de um lado a placa indiana, que havia se separado da placa africana, e do outro a placa euroasiática, que ao colidirem causaram um profundo choque. Tal colisão ocorreu ao nível do mar e se deu pelo encontro de fósseis e vestígios da existência de animais marinhos no topo da montanha.

 

No Brasil tem montanhas?

Sim, pequeno leitor.

O território guarda montanhas com formatos de mesa, pontões e inclusive monolitos gigantes.

2.810 metros - Mont Roraima - Uiramutã/RO - fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana

Óreas - O Deus das Montanhas

2.791 metros - Agulhas Negras - Itatiaia/RJ

Óreas - O Deus das Montanhas

2.640 m Pico da Bandeira - Alto Caparaó - MG

Óreas - O Deus das Montanhas

 

Curiosidade - Como surgiu as Montanhas-Russas?

As montanhas-russas como seu nome já diz, foram originadas na Rússia. No inverno, as pessoas começaram a se divertir com seus trenós em pequenas elevações de gelo. A brincadeira dos trenós chamou a atenção de muitas empresas, até que a companhia Les Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade em Paris, 1812.

Óreas - O Deus das Montanhas

Olha só um BLUE PRINT emocional no planejamento da Montanha-Russa rs.

 

Alpinistas ou Montanhistas?

Alpinista é nome dado aquele que exerce esse desporto ou atividade. O alpinismo não deve ser confundido com o montanhismo que além de um termo genérico relacionado com a montanha, também se pode referir à prática da marcha em condições de baixa ou média montanha.

Olha eles que lutem, mas independente de ser alpinista ou montanhista acredito que seja uma escolha bem diferenciada para ser executada. Por isso parabéns para quem faz. Não é para qualquer pessoa.

Se você assistir o nosso vídeo no começo deste artigo, verá a tradução do vídeo a seguinte oração: Aqueles que dançam, são considerados como loucos por aqueles que não ouvem a canção. Cada um sabe do seu chamado.

O que é preciso para ser alpinista?
Naturalmente, para ser um alpinista, é necessário ser um amante das montanhas, e para que este amor seja eterno, o contato inicial deve vir aos poucos. O ideal é começar o aprendizado com caminhadas, acampamentos, e apenas mais tarde se dedicar as escaladas.

Quem criou o alpinismo?
O alpinismo moderno nasceu em 8 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o cristaleiro Jacques Balmat, motivados por um prémio oferecido por Horace-Bénédict de Saussure (considerado o fundador do alpinismo), venceram os 4810 m do Monte Branco, na fronteira entre França e Itália.

 

Sherpas

É muito comum contratar guias locais para facilitar as escaladas. Afinal, nada como um nativo para entender as particularidades do lugar. No Himalaia o povo local é conhecidos como SHERPAS, eles costumam serem os guias locais. OS Sherpas não são qualquer pessoas, são pessoas moldadas pelo seu meio. Podemos considerar os SHERPAS como o CONHECIMENTO que precisamos acessar para seguir nosso propósito.

 

 

Quer começar a escalar? Encontrei este site aqui

http://www.gentedemontanha.com/trekking/trekking-everest-basecamp/

 

Mas, vamos entrar em um outro contexto desta temática?

Montanhas são como grandes setas apontadas para o céu. Cada uma com o seu cenário. De qualquer forma percebemos que uma montanha possui uma base, possui um corpo e possui um topo. Analisando desta forma temos um começo, meio e um fim, como um projeto ali diante dos nossos olhos.

 

O que podemos aprender com o Alpinismo para levar para outras áreas da nossa vida como os negócios?

1º Definir um objetivo - qual "montanha" você vai escalar?

2º Aprender sobre o local - pesquisando, contratando facilitadores.

3º Planejamento estratégico para escalar (não vai sair escalando).

4º Ferramentas.

5º Treino.

6º Preparação física, emocional e psicológica.

7º Entre outras coisas...

 

 

Óreas - O Deus das Montanhas

Linkedin 

 

Pesquisas:

https://altamontanha.com/o-que-faz-uma-montanha-ser-uma-montanha-o-indice-de-dominancia/

https://www.estudokids.com.br/como-se-formam-as-montanhas/

https://desviantes.com.br/blog/post/10-mais-belas-montanhas-do-brasil/

https://www.historiadomundo.com.br

https://pt.wikipedia.org/

http://blog.urbanremedy.com.br/o-oceano-dentro-de-nos-o-poder-dos-minerais/

https://www.niclevicz.com.br/

 

Pesquisa gratuita para Empreendedores

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Óreas - O Deus das Montanhas

Já temos 7 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Fernanda Fonseca

Maria Fernanda Fonseca

Excelente site,super atenciosos, dedicados e tem uma facilidade enorme para explicar, muito interessante! !
★★★★★DIA 31.05.21 20h43RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
CÂNDIDA COSTA

CÂNDIDA COSTA

Gostei muito de saber sobre os sherpas e, como eles se adaptaram a baixa oxigenação das montanhas. Ainda, não tinha pensado em realizar planejamentos fazendo analogia às montanhas, usava mais a da escada, que mesmo sendo algo construído pelo homem, não deixamos de realizar "escaladas" cotidianas sobre elas, ou seja, chegar por meio delas ao nosso objetivo. Sem contar que escada em espanhol é traduzida como escalera.
De agora por diante, quero ser uma sherpa na vida pessoal e profissional, ter adaptabilidade as mudanças do meio externo. Aí sim, vou subir e descer a montanha com a maior facilidade e rapidez, quantas vezes forem necessárias.
★★★★★DIA 24.06.20 18h29RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Ana Paula

Ana Paula

Para escalar uma montanha ou escalar nos negocios e na vida, precisamos conhecimento, respeito a natureza e um sonho que nos mova ao pico
★★★★★DIA 22.06.20 10h11RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Laura Bianca

Laura Bianca

Lendo sobre esse artigo e sua complexidade, percebi que ao decidir trilhar o caminho para atingir o cume/topo da montanha, todos os métodos utilizados, todo o treino exigido, tanto para o corpo, quanto para a mente e alma (arquétipos) além de nos auxiliarem para realizar o sonho almejado, nos transforma em um indivíduo mais resistente, mais consciente e mais feliz , por ter vencido nossas próprias limitações!
★★★★★DIA 22.06.20 10h07RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Sônia Zerbinati

Sônia Zerbinati

Excelente analogia das montanhas com os negócios, pois para atingir o objetivo e alcançar o topo da montanha do seu negócio é importante planejar a escalada, definindo cada etapa a ser seguida como fazem os alpinistas.
Não tinha ideia de que poderia usar as montanhas na rotina do meu negócio.
★★★★★DIA 22.06.20 08h18RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Joana

Joana

Muito interessante a analogia ,nós leva a refletir que o pico é nossa missão de vida
Mais o importante e o preparo e conhecimento para chegar até lá .
★★★★★DIA 22.06.20 08h13RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Camila

Camila

Não conhecia essa parte da mitologia sobre montanhas, interessante!
Vejo que exixte muito além que sonhar chegar ao topo da montanha, é nescessário, paixão, preparo, ferramentas e conhecimento.
★★★★★DIA 22.06.20 07h11RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/