Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Gerenciamento da Rotina Pessoal e Empresarial

Artigos

O caminho para aprender
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O caminho para aprender

Só é útil o conhecimento que nos torna melhores - Sócrates

Tenha neste artigo um caminho da qual você pode sempre seguir. Ele te leva a melhorar o seu processo de aprendizagem. Nós estamos fornecendo uma direção, porém, temos as ferramentas.

Se você quer investir ainda mais na sua capacidade de aprendizado, fale com a gente no final da página. Na consultoria falamos mais sobre estes pontos com nossos alunos. Mas, vamos lá. 

 

O que você vai ver neste artigo?

- Cérebro (conheça sua tecnologia);

- Como aprendemos (Pirâmide de Willian Glasser);

- Tipos de aprendizagem;

- Níveis de aquisição do conhecimento;

- Ferramentas - Consultoria de Gestão do Conhecimento (Borelli Academy).

 

Cérebro

Aí dentro da sua cachola, existe um sistema mega avançado, conhecido como Cérebro. É um sistema tão complexo e completo, que apesar de estar dentro de nós, nós mesmos desconhecemos. É essencial você pelo menos ter noção de como ele funciona, pois dependendo o que está configurado dentro dele, é como você interpreta o mundo externo e isso impacta significamente nas suas escolhas e no seu aprendizado.

1 - Cérebro trino.

Já ouviu falar na teoria do cérebro trino? 

O caminho para aprender

 

2 - Memória (quem é vocêsem a sua memória?)

Curto prazo x Longo prazo

Para você aprender, você precisa da memória, porém a memória não está condicionada apenas ao cérebro, o seu corpo também armazena informações, por isso entenda que todo aprendizado exige não apenas "horas de bunda" mais também de vivência.

 3 - Sentidos

Ver, ouvir, sentir fazem a sua existência existir, por isso todos os sentidos devem ser utilizados nesta caminhada.

4 - Hábitos

Já mencionamos em outros artigos a formação de hábitos. porém, aqui devemos ressaltar que os 3 pilares da formação de hábitos devem ser explorados para a mudança, são o mesmo caminho.

Informações - tudo é informação, captada pelos seus sentidos

Ambiente - as informações estão nos ambientes que você frequenta

Pessoas - as pessoas também são informações, se você quer a mudança também terá de conviver com pessoas que possuem essa mudança. E se você não tem acesso a elas, então quem será a primeira pessoa? Você. Porém, tenha em mente que custará mais energia.

A MÃE DA EDUCAÇÃO É A REPETIÇÃO. E também é a mãe dos hábitos. A repetição te leva ao comportamento que deseja.

5 - Hidratação e nutrição

O corpo precisa estar alimentado e hidratado. Aprender gasta energia.

6 - Atividades físicas

Atividades física são como condensadores de informações. Um bom condicionamento físico requer movimento, e este tipo de movimento limpa o seu corpo, aumenta hormônios do prazer e tudo fica melhor (só temos que vencer a inércia).

7 - Dormir

Além de ser um remédio natural, dormir irá trabalhar o processamento da memória. Dormir após estudar (segundo o licro Como Aprendemos) aumenta as chances de absorção da informação.

Como aprendemos

Apesar de existir a Pirâmide de William Glasser (psiquiatra americano) para nos dar um norte, você deve ter um jeito que absorve mais conhecimento do que outro, por isso, se observe, mas não pare em um único patamar, avance.

O caminho para aprender

 

Tipos de Aprendizagem (temos outro artigo falando sobre isso) - Artigo

1 - Pedagogia

2 - Andragogia

3 - Heutagogia

 

Níveis de aquisição do conhecimento

1 - Sozinhos (seja professor de si mesmo) - Autodidata/heutagogia

2 - Em grupos (após ampliar a sua mente sozinho(a), participe de otros cursos, workshops para lapidar o seu conhecimento e adquirir outras perspectivas.

3 - Com especialistas - aprender com quem já sabe economiza tempo, mas pode tirar a sua criatividade. Por isso, mesmo que venha para este nível, não deixe de passar pelo 1 e o 2, se não você apenas estará seguindo outras ideias, mas não estará pensando sobre si mesmo(a) e vivendo o conhecimento.

 

Ferramentas - Consultoria de Gestão do Conhecimento

Aqui na Borelli Academy o conhecimento é matéria prima. Sem aprender não somos nada, e quanto mais sabemos, menos sabemos, porém, seguimos na vida com mais propósito. Por isso neste artigo queria compartilhar com você um caminho e este artigo também serve de reforço de conteúdo de nossos alunos da Gestão do Conhecimento. Neste trabalho temos ferramentas para contribuir com a sua gestão do conhecimento.

É importante ter em mente que o conhecimento precisa de gestão, se não você se entrega ao conhecimento sem propósito e organização.

 

Receba nossa apresentação deste trabalho (sem compromisso) e ganhe o pdf do livro: Como aprendemos de Benedict Carey - preencha o campo abaixo.

O caminho para aprender

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Gostaria de receber material complementar?

Olá, deixe seu comentário para O caminho para aprender

Enviando Comentário Fechar :/