Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigos

Nossa caminhada!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Nossa caminhada!

Ando devagar, porque já tive pressa...

Olá, tudo bem?

Meu nome é Suellen Barbara Borelli, sou empreendedora, técnica de segurança do trabalho, conselheira, pesquisadora, contadora e muitas outras coisas rs. Eu comecei no mundo corporativo, trabalhei quase 10 anos em empresas multinacionais antes de pensar em empreender, por isso sou da geração: carteira assinada = vida. Mas, em algum momento eu não sabia mais quem eu era, apenas seguia o fluxo...

Empreender me mostrou que eu posso ser tudo o que eu quiser, desde que eu me desenvolva pra isso. Me ensinou que a primeira cliente sou eu e que ninguém tem o direito de duvidar das minhas capacidades, inclusive eu mesma. A caminhada não chegou ao fim, mas teve um começo (abaixo um resumo)... 

Empreender é um projeto de longo prazo!

 

2012 - Limeira/Sp


A matéria do empreendedorismo me picou!


Eu tinha pedido demissão de uma grande empresa. Trabalhava na Segurança do Trabalho. Estava em uma fase da minha vida muito conturbada e sem orientação, baixaestima, perdida em mim mesma e só queria fugir de tudo. Eu não sei exatamente o momento que despertei, mas eu agradeço a Deus por ter uma alma, por ter uma consciência que me guia inconscientemente quando eu mais preciso. E foi em algum dia em 2012 que eu vi a capa da Revista do Pequenas empresas, grandes negócios e pensei: - Tá aí, porque não? Fui até a banca e comprei e guardo ela até hoje!

Nossa caminhada!

Sempre tive habilidades com informática, com edições gráficas, mas me considero (a prima no design gráfico rs), porém era a única coisa que passava na minha cabeça que poderia vender. E comecei a vender estes serviços (tentar): cartão de visitas, artes gráficas, logos. Achei que saindo oferecer já ia funcionar, afinal eu tinha feito também um Técnico em publicidade e propaganda, na minha cabeça estava tudo certo, mas o dinheiro foi acabando e as contas chegando, logo me vi voltando para o mercado. 


Empreendedorismo 0 x Necessidades 1


Já estava contaminada com uma vontade de fazer algo além do que eu fazia, só não sabia exatamente o que, ainda perdida internamente e agora com vontade de criar, não demorou muito e estava "fora" das empresas novamente. A linha entre ser empreendedor e ser colaborador era muito confuso, afinal estava querendo algo que não conhecia. Não sabia por onde começar, e aí comecei minhas pesquisas.

 

2013 - Limeira/Sp


Vamos vender treinamentos?

O que eu sei fazer? O que sempre fiz nas empresas, treinamentos. Então, para validar minha ideia, busquei por uma ex colega de trabalho.Ela tinha um filho pequeno e queria voltar ao mercado de alguma forma. Então começamos a construir uma ideia de vender treinamentos. Eu os de segurança do trabalho e ela de recursos humanos.


Empreendedorismo 0 x Necessidades 2


Novamente as contas chegando e eu tendo que voltar para o mercado, afinal um negócio precisaria de dinheiro. Porém, desta vez tinha um combinado, tinha uma cúmplice rs, então não iria abandonar tão fácil. De volta para o mercado, época em que viajava muito (outros estados), não tinha tempo nem para mim, quanto mais para um negócio. A vida pessoal ainda desestruturada, muitas decisões a serem tomadas e trabalhando como uma louca. E um desses momentos, um acontecimento que me deixou muito irritada. Depois de horas viajando, ter que aguardar uma conexão por mais algumas horas (por custo) me deixou desanimada. Por que minha vida chegou naquele momento? O que estou permitindo? O que não estou enxergando? E aquelas mesmas horas me trouxeram um "elixir" para a minha vida. 


O livro: Quem pensa enriquece (a forma que ele veio é outra história).

Nossa caminhada!

Hoje, olhando para trás agradeço aquelas horas, necessárias para o meu despertar. Depois daquela viagem de trabalho, pedi demissão (novamente), terminei um relacionamento abusivo e decidi: - Vou empreender de verdade!


Ou pelo menos, tinha a intenção rs. Mas, começamos.
E assim, nasceu a empresa: CAIXA DE TREINAMENTOS
(A ideia era vender só treinamentos).

Nossa caminhada!


Nossa sociedade durou 5 meses e pouco, mas foi interessante darmos primeiros passos de uma empresa. Estava acontecendo, literalmente era real.


Empreendedorismo 1 x Necessidades 2


Me lembro da primeira cliente, não tinha material algum, apenas uma ideia e muita esperança, vi uma palestra dela e a abordei no final, ela pediu uma apresentação (que eu ainda não tinha) e agendamos uma reunião por skype. Foi interessante, assustador e muita responsabilidade. 


Foi o momento que percebemos que não sabíamos o que estavamos fazendo. Estavamos agindo conforme o que sentíamos, estavamos nos enganando. Então comecei a pesquisar novamente, buscar por profissionais na internet, buscamos pelo Sebrae, e aos poucos algumas coisas foram fazendo sentido.
Uma delas é que minha sócia da época, não se via fazendo mais aquilo, e quis parar. Eu senti muito medo, pois achava que sozinha não daria conta. Então, tiramos os negócios e mantivemos a amizade.


Sabe aquele sol "frio" no final da tarde de um Outono? É aquela temperatura que eu sinto quando sinto medo. O sol fica frio. E tive muitos sóis frios.
 

2014 - Limeira/Sp


Meu DAY 1


Existe uma força dentro de nós que desconhecemos, mas que manifestamos perante algumas condutas. Eu decidi tomar as rédias, decidi seguir em frente com medo mesmo. Abri um novo CNPJ, contratei internet no nome do meu irmão e mergulhei nos estudos de forma autonoma. Com aquela pouca experiência empreendendo me mostrou algumas lacunas que deveriam ser preenchidas. E fui enxergando que deveria vender apenas o que eu entregasse, e teria de ser muito boa naquilo (assim eu garantia a qualidade da entrega). Eu considero de fato o meu empreendedorismo a partir deste momento. Comecei a me mover rumo a algo, mas que ainda não sabia o que era. Ainda era tudo muito aleatório, tudo muito encoberto, mas já estava  entendendo um pouquinho este jogo dos negócios.

Uma decisão importante nesta época, foi definir o que eu realmente iria vender. Se fosse para eu entregar meus dias a algo, que seja algo que eu sinta amor por fazer. E novamente o desenvolvimento de pessoas sempre falou mais alto. Mesmo que não seja um serviço (a princípio) fácil de vender.


Eu tinha deixado de lado as minhas habilidades desenvolvidas em quase 10 anos nas empresas multinacionais, e foi aí que decidi resgatar a gestão macro.


Comecei a fazer outros tipos de treinamentos (estava entendendo como funcionada alguns conteúdos), minha ex sócia chegou a voltar e sair novamente rs, mas já tinha superado a primeira fase. Então, apenas segui em frente. Não foi fácil, ouvi muitas críticas no decorrer desta jornada, mas já tinha blindado a minha mente contra isso, posso não estar ainda onde quero, mas está é uma das partes da minha jornada.


Empreendedorismo 2 x Necessidades 3


Para ajudar na renda (até porque o faturamento estava baixo) comecei a dar aulas em escolas técnicas.

Nossa caminhada!

2015- Limeira/Sp


Já ouviu falar em Salto Quântico? Pois bem, depois destes últimas tempos, e de tanto estudar sobre negócios, percebi que se eu quisesse pisar realmente no mercado, tinha que dar um salto quântico, e este salto custou bem caro. Passou um ano e eu nem percebi, foco em definir o que vou fazer. E decidi fazer uma feira de empreendedorismo. Ah e foi com o apoio do Sebrae!


Empreendedorismo 3 x Necessidades 3


A gente realmente tem que tomar cuidado com o que pensa, porque pode se tornar real. E o universo trouxe pessoas para que "minhas ideias" fossem concretizadas. Cada pessoa nessa história teve uma contribuição. E tenho que aproveitar este momento para dizer o que provavelmente não disse: - MUITO OBRIGADA POR VOCÊ TER FEITO PARTE DESSA HISTÓRIA (os envolvidos sabem quem foram). GRATIDÃO MESMO.

Duas coisas foram marcantes neste ano: A feira de empreendedorismo e as parcerias. Aí muitas coisas começaram a acontecer (de bom e de ruim). Eu ainda não tinha visto a ganância, a inveja e a soberba empreendendo, e neste ano eu presenciei a parte feia que um negócio pode atrair de outras pessoas. Mas, como tudo o que acontece também é porque está dentro de nós, acho que 2015 foi um ano que até pensei em desistir dessa "brincadeira", pois se aquilo estava também em mim, era hora de rever alguns conceitos. Considero a feira de empreendedorismo um grande feito, custou suor e lágrimas. Senti medo, Jesus como eu senti medo, acho que foi naquele evento que adotei um antídoto para os momentos de angustia. Quando estou nestes momentos eu penso: - Logo isso será passado. E se torna. Eu me desafiei, eu saltei, eu fiz.

Nossa caminhada!

 

2016 - Limeira/Sp


Nasce o Empreender 360º e o Eu 100%.


Vamos para mais um ano? Vamos para mais um ano!


Depois da feira de empreendedorismo, minha mente não parava. Era como se estivesse conectando os pontos. A gestão que praticava nas empresas começou a retornar e senti necessidade de ORGANIZAR TUDO. Comecei a desenhar um processo, uma ordem (conforme a minha visão) para que as coisas andassem, e minha teoria se confirmava a cada dia, a cada ação. Comecei a utilizar meu processo que batizei de EMPREENDER 360º. E comecei a ter resultados mais rápidos. Logo, aluguei um escritório no centro de Limeira e mandei bala nos treinamentos. A feira apesar do stress, ajudou e muito este momento, as parcerias, a "condensação" dos conteúdos, enfim, tudo. Porém, algumas decisões baseadas no medo, me fizeram fazer escolhas incertas. E novamente me deparei com a necessidade de "saltar".

Nossa caminhada!

A vida de empreendedora estava enfim seguindo o seu caminho, mas eu era meu maior obstáculo. Conforme fui recebendo mais empreendedores, fui percebendo também suas lacunas pessoais, e não estava preparada para lidar com aquilo. Tinha estudado sobre negócios, não sobre pessoas, apesar da formação em recursos humanos (mas a prática era bem diferente). Mas percebi que tinha um GAP (lacuna) que precisava ser resolvido em nível pessoal. Comecei a estudar novamente porém sobre pessoas, me lembrei de uma aula da pirâmide de maslow e montei um diagrama para mim, enxerguei rapidamente onde estavam minhas lacunas, e uma ideia começou a surgir. Precisava de um plano em nível pessoal, comecei a ligar os pontos e assim nasceu o Eu 100%. Me vi enfim, arrumando a "casa" pessoal e comecei a olhar para outras áreas da minha vida, que até então estavam paradas. Para minha surpresa, cutuquei uma ferida.


Empreendedorismo 4 x Necessidades 3

Nossa caminhada!

 

2017- Limeira/Sp


Quando você começa um processo de desenvovimento pessoal, você apenas começa, o fim pode levar muito tempo. Sabe quando você se sente cansada? Eu me senti assim em 2017, queria provocar mudanças, e me vi como em 2012, perdida. Apesar de já conhecer alguns profissionais que além de clientes viraram meus orientadores, eu estava comigo 24h, então, nem sempre tinha pensamentos positivos. Sinto que 2017, foi um ano de recuo para mim. Um ano que fiz menos que o ano anterior, dessa vez as pessoas vinham com mais facilidade do que antes, mas coisas maiores iam acontecendo. Eu estava emocionalmente ferida e precisava de um tempo. Foi neste ano que resolvi mudar de casa novamente para ter uma mudança, e aceitei um convite para voltar ao mercado, em um projeto num outro estado. Eu precisava colocar as ideias em ordem, precisava de férias e precisava de caixa. Eu já tinha abandonado o nome Caixa de Treinamentos, adotado o nome Empreender 360º e mudado para Borelli Consultoria. Profissionalmente, emocionalmente tudo muito conturbado. Foi o momento que mais foquei na minha vida espiritual, precisava me reconectar e assim eu fiz. Este período de "recuo" se estendeu mais a frente. Mas logo se tornaria passado, ou não.


Empreendedorismo 4 x Necessidades 5

 

Nossa caminhada!

 2018 - Limeira/Cosmópolis/Sp 


Reajustando as velas.


Como eu disse, o desenvolvimento pessoal vai longe, e isso impacta e muito em nossas decisões. Quanto mais eu caminhava, mais eu voltava para minhas raízes. Era como se não visse mais significado no que eu estava fazendo. Não podia parar de uma vez, mas também não estava tão motivada a continuar. Não queria desistir, mas precisava de novas decisões. A minha vida me trouxe até este momento e precisava reajustar as velas. Confesso que deixei os negócios um pouco de lado, e mudei de cidade para focar em mim. Após uma sessão de constelação familiar, percebi que devia voltar e me aproximar da família. Me senti retrocedendo, mas era uma escolha consciênte, eu ainda precisava de espaço.


Empreendedorismo 4 x Necessidades 6


Um novo projeto em empresa multinacional, mais um desafio aceito. De volta para as empresas, mas como prestadora de serviços. Um trabalho era tudo o que eu precisava para ocupar a mente. E assim foi. Deixei o empreendedorismo de lado, cutuquei a ferida novamente (e sangrou muito) e quando vi, 2018 passou.

Nossa caminhada!
 

2019 - Cosmópolis/SP - Dias atuais...

Educação e gestão online.

Entrei 2019 ainda com a velocidade de 2018, mas decidida a retomar os negócios. Reavaliar os processos e reestruturar a empresa. E decidi começar do 0. Um novo nome, um novo site, uma nova proposta. Pensando a longo prazo, me imaginei sem as barreiras do empreendedorismo x emprego (CLT) - afinal eu presto serviços, seja no meu negócio ou outros negócios. Me imaginei sem barreiras físicas, então me preparei para o mercado online (desde 2018).

Nossa caminhada!

Os cursos ganharam uma nova roupagem, e vi a necessidade de adotar sistema de gestão nos negócios (eu sempre tive o meu), mas a maioria dos clientes não. Um dia assistindo um documentário na Netflix - The Hunt, tive um insight que me fez retomar um treinamento que fiz em 2017. Dentro do Empreender 360º tem a etapa: Marketing, então comecei a ligar alguns pontos, fazer algumas associações do marketing com as estratégicas de caças dos animais e nasceu um programa que relutava em trabalhar. E aqui estamos. Assim nasceu o Marketing Hunt.

Ainda em processo de desenvolvimento pessoal, ainda me curando das feridas abertas, mas, mais focada e mais assertiva nos negócios. A minha história nos negócios é a soma dos meus dias, bons e ruins, me trouxeram até este momento. E sei que ainda tenho muito pela frente. 

Quando decidi recomeçar, fui atrás daqueles que confiaram em mim desde o início, e sempre foram os meus primeiros clientes. Quando eu não tinha nenhuma apresentação, quando eu não sabia o que responder, quando eu sempre precisei, lá estavam eles. Ainda não falei com todos, mas este é uma parte dos negócios que me orgulho em dizer: GRATIDÃO.

Empreendedorismo 5 x Necessidades 6

Nossa caminhada!

Nossa caminhada!

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Nossa caminhada!

Já temos 4 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Sônia Santos

Sônia Santos

Oi Suellen, admiro muito sua dedicação, seu esforço, a procura incansável de estudos e solucoes sobre o desenvolvimento de pessoas e suas metas.
Não desista dos seus objetivos sucesso!
★★★★★DIA 01.07.19 12h02RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Karen Pereira

Karen Pereira

Fiquei emocionada em ler seus relatos acima, estou no mercado como autônoma e empreendendo desde Junho de 2010 ja foram muitos altos e baixos, mas acredito que com foco, determinação, estudo , organização e ação meus sonhos e metas vão ser concretizados.
Parabens pelo lindo trabalho, seu proposito de ajudar outros emprendedores a ajustas as velas é muito desafiador porem muito lindp.
Não acredito no acaso, e sei que você me enviou uma mensagem duas mensagens, pois a primeira eu exclui sem ler totakmente, não por acaso e sim para me ajudar no que mais estava com dificuldades, eu não tenho duvidas de que o que ofereco para meus clientes é o que tenho de melhor no momento. Mas muitas lacunas estão abertas e desorganizadas, pois temos vicios e crenças limitantes que nos fazem voltar para medida inumeras vezes.
Mas desde ja gratidão por ter insistido em me apresentar seu trabalho, sei que sera um marco nos meu negocios, pois no momento em que conversamos eu ja senti algo muito especial em você.
★★★★★DIA 01.07.19 04h30RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Marcos Paulo Bertagna

Marcos Paulo Bertagna

Parabens, nossa luta é incansável, muito sua historia, ótimas experiências.
★★★★★DIA 25.06.19 14h06RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Josafá Romeiro

Josafá Romeiro

Me identifico com sua história, sou empreendedor a 3 anos e estou perdido, me desfiz de todos meus clientes mas não pretendo voltar a ser CLT.
★★★★☆DIA 25.06.19 10h19RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/