Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Gerenciamento da Rotina Pessoal e Empresarial

Artigos

Método Cartesiano
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Método Cartesiano

René Descartes - Penso, logo SOU.

Por que Método Cartesiano?
Método significa Caminho e René Descartes foi em busca de seu caminho e criou um método rápido para aprender sobre as coisas. Seu nome latino era Renatus Cartesius.


Qual é o método?

1 – Nunca aceitar coisa alguma como verdadeira sem que a conhecesse evidentemente como tal. Entenda que ele não quer ser tão rígido, o que ele propõe é que você não beba apenas de uma fonte. Que busque pelo conhecimento de uma forma autônoma para também pensar. Acima o livro dele Discurso sobre o método está disponível para Download, leia para entender o contexto se quiser.

2 – Dividir as dificuldades em parcelas (fragmentos) para resolvê-las por partes. Sabe a receita de um bolo? Descrita em etapas? Listada? 

Ex.: Digamos que você queira comprar um carro.

1 - Defina o tipo de carro (modelo, cor, marca).

2 - Pesquise sobre o preço do carro

3 - Vá até uma consercionária ver o carro, faça um test drive.

4 - Sua carteira está em ordem?

5 - Como vai comprar o carro?

A vista, financiamento, economizará?

3 – Conduzir por ordem seus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir pouco a pouco como degraus. No exemplo acima já até enumeramos, faça isso para tudo, desde limpar a casa, investir em algo, resolver um problema.

4 – Em tudo fazer enumerações completas (aprender) – mergulhar no conteúdo. Se você observar no exemplo do carro, tem ações que são simples, estão nos seus poderes, resolva elas. Outras precisam de um movimento da sua parte, como ir até um local que venda o carro para ver de perto. Em outras ações você depende de outros projetos para andar com este exemplo do carro, mas de qualquer maneira quando você faz o planejamento, você enxerga até onde pode ir, onde precisa aprender mais e onde terá que abrir outra lista. O mais importante é que planejar não custa, só se você nos contratar para uma sessão de Brainstorm rs. Mas, sentar e planejar deve ser praticado, pois é um hábito que muitas pessoas pulam. Antes de sair fazendo, tenha um plano. Ninguém constrói um prédio sem uma planta. Ação é construção, tenha sempre a sua lista de passo a passo.

Mas, falando sério, temos uma Sessão de Consultoria focado em ajudar neste tipo de planejamento. Se quiser receber a nossa apresentação falando sobre isso, informe no final da página.

Método Cartesiano

Já ouvi críticas sobre o método cartesiano, e na verdade quem normalmente critica são pessoas pouco práticas e em muitos casos complexas demais. O método cartesiano nada mais é do que parar para pensar em resolver as coisas.

Acredito que Descartes tenha sido uma daquelas pessoas que percebeu que existem informações além do que lhe é apresentado. Por vir de família rica, teve recursos disponíveis até um ponto para poder buscar, ir além. Em seu livro: Discurso do Método podemos observar que ele deu doses de conteúdos focando em pilares. De qualquer forma seu método nada mais é, do que podemos fazer sempre que precisamos resolver as coisas: pense no que precisa resolver, liste como em um passo a passo como isso pode ser resolvido, aprenda sobre os passos e continue. Como uma receita de bolo (que ainda será criada).

Método Cartesiano

O método cartesiano, é o caminho passo a passso para você resolver as coisas sem ansia, sem fobia, parar e pensar. Logo, existimos, logo somos. Apesar da frase de efeito marcante, não deixa de ser um fato. Que aparentemente simples, mas que muitas pessoas simplesmente vão para a ação, sem pensar no plano. O PDCA é um método que tem raízes no pensamento de René Descartes (Planejar, Fazer, Checar e Melhorar), apesar de ser um processo lógico até, muitas pessoas não incorporam no seu dia a dia.

Para você ter resultados na sua vida, deve começar aprender de forma simples, passo a passo e de forma contínua. Se você não focar em aprender a escalar, não adianta querer subir a montanha.

 

Método Cartesiano

Linkedin

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Método Cartesiano

Enviando Comentário Fechar :/