Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Serviços de gestão empresarial para pequenas e médias empresas 100% online

Artigos

Como se tornar um SAMURAI nos negócios e na vida?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Como se tornar um SAMURAI nos negócios e na vida?

Aquele que serve

Por: Suellen Borelli

10 Junho 2020 às 15:23

Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os daimio (senhores feudais).

Os samurais não eram apenas guerreiros quaisquer, tinham muitos conhecimentos de várias artes marciais, destacavam-se por sua destreza como arqueiros e o uso da katana, como também se vestiam com armaduras bem flexíveis.

O cinema e a literatura japonesa inspiraram estes guerreiros para contar histórias repletas de romantismo e simbolismo. Inclusive durante a II Guerra Mundial, o governo japonês fez campanha para que o exército adotasse os princípios dos autênticos samurais.

Bushido (caminho do guerreiro) - O código de honra 
A dimensão mais particular de um samurai não se deve apenas a sua valentia ou destreza como um guerreiro, mas sim pelos seus valores, conhecidos como bushido.

O bushido é um conjunto de princípios e normas muito rígidos que um bom samurai deve cumprir de maneira exata. Neste código de lealdade, a disciplina e o respeito são valores fundamentais. Entretanto, a honra tem um sentido especial. A honra de um samurai é algo sagrado, pode-se dizer que a mesma atua como um juiz, até o ponto de que quando se realiza algum ato desonroso, o indivíduo tem a obrigação de suicidar-se através de um ritual específico (harakiri é a palavra empregada no Ocidente para mencionar o suicídio, mas na realidade o termo correto é seppuku).

Como se tornar um SAMURAI nos negócios e na vida?

O que é um Samurai?

O samurai é um tipo de guerreiro japonês que esteve muito presente na tradição deste país desde a Idade Média até seu desaparecimento no século XIX.

 

O que significa a palavra Samurai?

Do ponto de vista etimológico, a palavra samurai significa “a pessoa que serve de ajuda”. Em relação a seu sentido histórico primitivo, estes guerreiros inicialmente eram contratados pelos governantes com uma finalidade defensiva. Entretanto, com o passar do tempo se tornaram um grupo militar, uma espécie de classe de elite ou estamento de grande poder que a partir do século XVIII foram perdendo paulatinamente seus privilégios sociais.

Por que se tornar um Samurai na vida e nos negócios?

Qualidades desconhecidas de um Samurai
Embora estes guerreiros míticos da cultura japonesa sejam conhecidos por seus dotes como soldados e por sua mentalidade; não se deve esquecer que são também homens cultos (praticavam a caligrafia, realizavam a cerimônia do chá e eram amantes da arte). Existem algumas testemunhas históricas que demonstravam que as mulheres também poderiam ser samurais, embora esta circunstância fosse excepcional. 

O Samurai é um símbolo de maestria no que se faz. Um arquétipo da disciplina e da entrega desta disciplina. Se focarmos em aprender tudo o que nos propormos, mas também gerenciar nossas ações e emoções, dando vasão ao nosso conhecimento através de nossas entregas pessoais e no trabalho, estaremos com certeza realizando o nosso propósito no mundo. Porém, não devemos ser rasos, mas nos lapidarmos como os Samurais.

Como se tornar um?

Trazendo para a nossa atmosfera pessoal e nos negócios, se tornar um Samurai, requer que tenhamos diversas habilidades para lidar com a nossa rotina. 

 

“Quem conhece os outros é inteligente.
Quem conhece a si mesmo é sábio.
Quem vence os outros é forte.
Quem vence a si mesmo é poderoso.
Quem se faz valer tem força de vontade.
Quem é auto suficiente é rico.
Quem não perde o seu lugar é estável.
Quem mesmo na morte não perece, esse vive.”
– Miyamoto Musashi (宮本武蔵, 1584-1645)

Pesquisa:

https://queconceito.com.br/samurai

https://www.espadaskatana.com.br/author/musashi/

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como se tornar um SAMURAI nos negócios e na vida?

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Joana

Joana

Fantástico está sabedoria ,Quem vence a si mesmo é poderoso...
Acredito mesmo que nossa maior luta e vencer a nós mesmos, para isso se faz necessário habilidades ,muitas vezes desconhecidas por nós .
★★★★★DIA 08.07.20 16h29RESPONDER
Suellen Borelli
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/