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Gerenciamento da Rotina Pessoal e Empresarial

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A história da Heinz

Aprendendo com as empresas.

147 anos depois - Heinz– de empresa para marca

 

Segmento: Alimentos

 

Quem era o empreendedor?

Henry John Heinz (sobre nome)

A história da Heinz

Aos 12 anos vendia aos vizinhos vegetais em conserva da horta da mãe.

Aos 25 anos fundou a Heinz. Gostava de cozinhar.

Era um excelente técnico e gestor (sabia de todo o processo).

Disciplinado na rotina da empresa.

Falescimento: 1979 

 

Como nasceu a empresa

1869 – 1º negócio – raiz forte em conserva – receita da mãe.

1ª Inovação – vender os repolhos e aipos em vidros transparentes, era comum vender em vidros verdes.

Qualidade e transparência era o diferencial da época.

7 anos depois...

 

Era final do século 19 – começo da revolução industrial, início da segunda revolução industrial

Na época de Heinz nem toda carne estava pronta para consumo humano. Eles disfarçavam o sabor de estragado dos alimentos com um molho chinês chamado CATSAP. Era uma variação de molho de peixe que tinham conservantes que podiam ser ruins para a saúde.

Os alimentos tinham origem duvidosa, não existia mercados na época, a comida era perigosa.

Heinz vê uma oportunidade e começa a criar a receita. 

1975 a empresa faliu pelo excesso de produção, não conseguiu vender o bastante ele foi preso por fraude, pois pegou um empréstimo e não conseguiu vender. Saiu no jornal como criminoso. Perdeu os móveis da casa da mãe.

 No ano seguinte 1876 nasce o ketchup de tomate. Ele acreditava que seria possível vender em larga escala. Ele sabia que as pessoas não tinham tempo para fazer molhos pois exigia muito trabalho e ele focou nisso. Na época havia mais disposição em correr os riscos.

 

  

Que necessidade humana Heinz estava suprindo?

1º - Segurança alimentar (3º nível)

2º Básicas (alimentação)

 

  

Proposta de valor

Katchup de tomate é o abre alas.
Porém, tem uma gama de produtos, por exemplo feijões enlatados – sucesso no mercado inglês.

A história da Heinz

1 em 57 variedades – nasceu após Heinz ver uma propaganda da época que promovia 21 estilos de sapatos (fazendo f2f) e decidiu fazer o mesmo. E escolheu o número 57 por ser o seu número de sorte.

 

Faturamento: US$ 8 bilhões (estimado) 

Segundo a Heinz Brasil, a cada segundo, três frascos de Ketchup são vendidos.

 

Ferramentas de marketing

Identidade visual - O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira modificação significativa aconteceu em 1957, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e o nome da marca escrito em meia-lua. 

Em 1989, enquanto esse logotipo era utilizado nos rótulos dos produtos, a marca criou o tradicional logotipo vermelho, utilizado corporativamente e em suas campanhas publicitárias.

A história da Heinz

Mais recentemente, a marca HEINZ apresentou uma nova identidade visual para sua marca, contendo o design de 1957 com a inscrição “est. 1869 est.” (em vermelho) abaixo do nome.

 

Os slogans 

Ninguém faz melhor que a Heinz. (2014, Brasil) 

Melhor em tudo que faz. (Brasil)

 

 

1893 - Broche – chamar a atenção em uma Feira Mundial

Para chamar a atenção para seu estande na Feira Mundial de Chicago, Henry John Heinz oferece aos visitantes um divertido brinde: um pin (broche) em forma de picles de pepino em miniatura – o broche de picles. Esse é um dos mais famosos brindes da história do merchandising

 

 

Canais de venda

Feira Mundial (evento)

Hei Heinz - o link do instagram no site do Brasil entra, mas a página não está disponível.

 

Entrega – com qualidade e em grande quantidade (escala)

FAZER UMA COISA COMUM EXTRAORDINARIAMENTE BEM TRAZ O SUCESSO

  

Fornecedores (nem tudo são flores)

Fonte Exame:

Xangai/Pequim – A fabricante norte-americana de alimentos H.J. Heinz disse nesta terça-feira que vai apertar o controle sobre fornecedores de ingredientes na China, após ter sido forçada a retirar das prateleiras alguns produtos infantis no país devido a níveis excessivos de chumbo.  

A companhia, conhecida globalmente por seu ketchup, fez o anúncio para tentar conter o potencial dano à sua reputação em um país onde consumidores são bastante sensíveis à segurança alimentar após uma série de casos. 

 

Parcerias

2011 - Coca – Cola – PLANT BOTTLE (30% de material verde e renovável)

A Coca-Colalançou no mercado a Plant Bottle, uma garrafa PET feita com 30% de cana-de-açúcar. Esse tipo de embalagem já está sendo usada para revestir os produtos da empresa em algumas cidades brasileiras.

A criação da Plant Bottle é considerado pela empresa um passo rumo a um impacto ambiental menor em sua produção.

 A história da Heinz

Campanhas

A marca sempre primou por uma linha comunicativa ousada e criativa, especialmente para seu produto mais conhecido. O próprio Henry era muito visionário, as primeiras placas de neon nos estados unidos eram da marca.

 A história da Heinz

 

Durante a segunda guerra mundial

- Feijões para os bombardeios

- Picles para caçar aviões

 

2018 - “rótulo sincero”, no qual colocou em maior destaque seus ingredientes: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, aroma natural “e só”.

 Boituva – o maior rótulo do mundo

 

Concorrentes diretos: Hunt’s, French’s, Duke’s, Hellmann’s, Del Monte, Campbell’s, American Garden e Hemmer (Brasil) 

 

Posicionamento no mercado – nosso campo é o mundo – Heinz

Presença global: 150 países 

1886 – Mercado exterior

Não da para comer nada sem ele.

Em 2002, a empresa vendeu a marca Starkist e as divisões de comidas para bebês (somente na América do Norte) e ração animal para a Del Monte Foods, com o intuito de focar-se nos segmentos de enlatados, molhos e comidas congeladas.

 A história da Heinz

No Brasil comprou a Quero em 2011

No entanto, a empresa seguiu uma estratégia robusta e investiu em outras categorias de produtos, como maionese, mostarda, extrato de tomate e de molhos especiais.

Em 2013 o 3G Capital compraram a heinz por 23 bilhões ma das maiores aquisições do setor alimentício de todos os tempos Com isso, o trio de brasileiros de controla a 3G Capital, formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e o investidor americano Warren Buffet passaram a serem proprietários do ketchup mais popular nos lares, restaurantes e lanchonetes dos Estados Unidos.

 

Em 2015, foi anunciada a fusão da Kraft Foods (dona de marcas famosas, sobretudo no mercado norte-americano). Atualmente a The Kraft Heinz Company - a quinta maior empresa do segmento de alimentos no mundo.

A partir deste momento, a HEINZ deixou de ser uma empresa para se tornar a marca mais importante no portfólio da The Kraft Heinz Company

 

Ambiente de trabalho - 1900

Oferece aos seus colaboradores, vestiários com armários individuais, água corrente fria e quente, manicure semanal e serviços de saúde gratuito.

 

Fontes

History – Gigantes dos alimentos

http://mundodasmarcas.blogspot.com/

http://heinzbrasil.com.br

http://heinz.com

 A história da Heinz

Linkedin

 

Pesquisa: Sobre empreendedorismo

 

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